Notícias Notícias

Voltar

Abertura da V Semana do Meio Ambiente 2017 aconteceu hoje no CB

No debate também estarão questões do profissional biólogo no mercado de trabalho

A cerimônia de abertura da V Semana do Meio Ambiente (V Semamb) da UFPE, aconteceu na manhã de hoje (16), no Centro de Biociências (CB), e contou com a presença do reitor Anísio Brasileiro, da diretora do Centro de Biociências, Maria Eduarda Larrazábal, além do coordenador do evento, professor Bruno Severo Gomes, e estudantes.

Foto: Passarinho

Diretora diz que a Biologia ajuda o ser humano a repensar o
meio ambiente

A Semana de Meio Ambiente tem como tema “Antropoceno: repensar é ser humano”, e acontecerá de hoje (16) até sexta-feira (20) desta semana. O evento contará com sete palestras, seis mesas-redondas e cinco minicursos, dentre eles temas como: Impactos ambientais em recifes; Óleos essenciais da caatinga e suas aplicações biotecnológica; Telhado verde; Purificação e aplicação de proteínas; Biodiversidade no Antropoceno; Cultura e meio ambiente.

Para o reitor Anísio Brasileiro, a atividade da Semana de Meio Ambiente expressa o verdadeiro sentido da UFPE, na perspectiva de sua natureza acadêmica e científica. “Poder repensar o ser humano interpretando a realidade através do conhecimento científico que é adquirido ao logo da formação acadêmica, somado a uma visão cidadã, ou seja, uma visão que contribui para a sociedade em geral, dá sentido a Semana, ainda mais por ter sido organizada por estudantes da Universidade”, destacou.

De acordo com a diretora do CB, Maria Eduarda Larrazábal, a Semana é importante também, pois vai discutir questões do profissional biólogo no mercado de trabalho. “Pensando e repensando questões da sua profissão numa perspectiva mais humanizada, a Biologia ajuda o ser humano a repensar, assim com diz o tema: Antropoceno: Repensar é Ser Humano”, afirmou.

Para Suellen Nascimento, de 20 anos, participante do evento e estudante do 6º período do curso de Ciências Biológicas, o tema deste ano é importante porque aborda os principais desafios que os profissionais formados enfrentam no mercado de trabalho e enfoca estratégias para poder se reinventar na área através do pensamento e reflexão crítica, somada à humanização. O aluno de bacharelado em Ciências Biológicas/Ciências Ambientais, presidente da Semana de Meio Ambiente e membro do Diretório Acadêmico de Ciências Ambientais, Leonardo Benício da Silva, ainda contribui pontuando: “Espero que o resultado da Semana de Meio Ambiente seja muito proveitoso no sentido dos estudantes adquirirem conhecimento e experiência, tomando gosto pela pesquisa.”

“Vivam essa semana pensada e construída para vocês saírem sensibilizados para fazer a diferença e levar para além dos muros da Universidade o conhecimento que será oferecido e debatido”, apontou Bruno Severo Gomes, coordenador-geral do evento.

A visão antropocêntrica do meio ambiente é aquela em que o ser humano ocupa a centralidade das análises, construindo-se um direito ambiental para a satisfação das necessidades humanas. O maior papel é desempenhado pelo ser humano porque ele é o único animal racional e caberia a ele o papel de preservação da espécie.

Data da última modificação: 16/10/2017, 15:07

Contatos Contatos

Centro de Biociências (CB)
(81) 2126.8840 /2126.8358 Fax: (81) 2126.8350

Localização Localização