Artigo de coautoria de professor da UFPE publicado na Nature Plants alerta para impacto da pandemia na atividade científica

Um dos autores é o professor Ulysses Paulino de Albuquerque, do Departamento de Botânica

Artigo publicado na Nature Plants com participação de professor Ulysses Paulino de Albuquerque, do Departamento de Botânica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), alerta para os impactos da Covid-19 sobre as pesquisas no mundo. O texto “Reshaping the future of ethnobiology research after the COVID-19 pandemic” aponta que a crise global causada pela pandemia da Covid-19, juntamente com várias medidas para combatê-la, tem impactado a atividade de cientistas de todas as áreas, sobretudo quanto às pesquisas que envolvem questões sociais e ambientais, como é o caso da Etnobiologia.

O artigo apresenta reflexões dos autores discutindo como a pandemia afetará o futuro das pesquisas e foram reunidas em torno de três eixos temáticos: 1) Como a pandemia impactará os modos de vida das comunidades indígenas e locais, bem como o uso e manejo dos recursos naturais; 2) Como a crise afetará futuras interações entre pesquisadores e as comunidades; 3) Quais devem ser as novas prioridades da Etnobiologia como disciplina? Com a participação de 29 pesquisadores de 17 países diferentes, o texto científico é uma iniciativa liderada por Ina Vandebroek, pesquisadora do New York Botanical Garden (EUA).

Segundo Paulino, que abordou o tema com o recorte do rumo a uma ciência etnobiológica mais rigorosa e socialmente engajada, “a comunidade de etnobiólogos há muito defende mais rigor teórico e metodológico na pesquisa que está sendo realizada”. O professor brasileiro defende que “a discussão sobre a dicotomia entre pesquisa quantitativa versus pesquisa qualitativa, por exemplo, já está desatualizada”, e que é preciso que se supere a fase das pesquisas tradicionais para responder a perguntas originais, relevantes e com alguma importância (teórica ou aplicada). “Em um mundo pós-Covid-19, essas questões são ainda mais importantes”, afirma.

Data da última modificação: 30/06/2020, 16:51

Contatos Contatos

Centro de Biociências (CB)
(81) 2126.8840 /2126.8358 Fax: (81) 2126.8350