Sobre o Curso de Saúde Coletiva Sobre o Curso de Saúde Coletiva

O Bacharel em Saúde Coletiva (Sanitarista) tem por desafios superar os paradigmas das práticas curativistas, centradas na assistência hospitalar e individualista, para a promoção da saúde de populações com visão intersetorial e multiprofissional. Faz-se necessária a qualificação de profissionais respaldados pela formação de Saúde Coletiva, capazes de assumir os desafios dessa transformação, atuando no contexto da descentralização, da participação social e da atenção em saúde, como atores e agentes de mudanças positivas na organização e funcionamento dos sistemas e serviços de saúde.

 

A graduação nessa área é a primeira do Estado e vem se somar a iniciativa de outras Universidades Federais, no esforço de construir uma rede de cursos com este perfil, dentre elas, as Federais do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Bahia (UFBA), Universidade de Brasília (UnB), do Mato Grosso (UFMT), do Pará (UFPA), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal do Rio (UFRJ) e a Universidade de São Paulo(USP).

 

A proposta apresentada levará a UFPE, através do Centro Acadêmico de Vitória, a se inserir neste contexto histórico e contribuir na capacitação de gestores e integrantes de equipes que exerçam, com a requerida competência, as habilidades necessárias à consolidação do SUS. Neste sentido, formulou-se a presente proposta de Curso de Graduação em Saúde Coletiva: Bacharelado no Centro Acadêmico de Vitória (CAV) UFPE.

O profissional O profissional

Mais informações Mais informações

Documentação Documentação