Destaques do CAV Destaques do CAV

Voltar

Estudantes do curso de Saúde Coletiva realizam visita técnica na Hemobrás

O objetivo foi apresentar aos futuros sanitaristas o Funcionamento de uma unidade de produção de hemoderivados de alta complexidade, para ampliação dos conhecimentos da turma do quarto período do curso de Saúde Coletiva.

A experiência foi realizada por meio de aula prática da disciplina de Tecnologia, gerenciamento e gestão, sob coordenação das Docentes Dra. Erlene Roberta Ribeiro,  Dra. Amanda Priscila Cabral e participação do Dr. Osmir Alves(secretário adjunto do município do Moreno).
A visita foi realizada no dia 12 de junho de 2018. O objetivo foi apresentar aos futuros sanitaristas o Funcionamento de uma unidade de produção de hemoderivados de alta complexidade, para ampliação dos conhecimentos da turma do quarto período do curso de Saúde Coletiva.

A atividade pedagógica, de grande importância contou com o apoio da ASCOM Hemobrás Gerlane Nogueira,  apresentação do complexo industrial (maior da América Latina nesta área) pelo Dr. Frederico Monteiro, visitas às instalações da fábrica, iniciando pelo Bloco de recepção do plasma enviado pelos hemocentros de todo Brasil à hemobrás, apresentação do Dr. Pedro Canuto sobre os laboratórios/áreas técnicas, que atuam na produção dos hemoderivados, em duas funções: gestão do plasma; e distribuição de medicamentos como albumina (tratamento de queimados); imunoglobulinas (tratamento oncológico, HIV); Fator de coagulação (para hemofilia). O resultados do trabalho foi apreciado na exposição de vídeo com depoimentos de pacientes que melhoraram a sua qualidade de vida, após o inicio do trabalho realizado pela unidade que é uma empresa pública que trabalha para atender às necessidades do Sistema único de Saúde.

 

 

 

Data da última modificação: 15/06/2018, 10:56