CAPPE - Coordenação de Articulação e Promoção de Parcerias Estratégicas

A CAPPE

A Coordenação de Articulação e Promoção de Parcerias Estratégicas (CAPPE), vinculada à Positiva (Diretoria de Inovação), foi criada em julho de 2017 com o propósito de alinhar as competências científicas e tecnológicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) aos diversos setores econômicos e demais instâncias da sociedade civil.

A CAPPE|Positiva-UFPE tem o compromisso de estimular a cultura da inovação, criando oportunidades de cooperação por meio de projetos de pesquisa e desenvolvimento, com vistas a aplicar o conhecimento produzido e acumulado em nossa Universidade na busca pelo desenvolvimento socioeconômico e na construção de soluções criativas para as demandas sociais e produtivas. A UFPE é a 10ª melhor universidade do Brasil, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF) 2018, e suas competências científicas têm muito a contribuir para amadurecimento dos sistemas pernambucano, regional e nacional de inovação.

A atuação da CAPPE conta ainda com o apoio do Observatório OtletCI, Observatório Temático e Laboratório – Ensino, Tecnologia, Ciência e Informação, que dá suporte às atividades executadas, principalmente na prospecção e sistematização das competências setoriais de Ciência, Tecnologia e Informação da UFPE; e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UFPE (FADE), com suas expertises de gestão financeira e jurídica.

Destaques Destaques

Voltar

UFPE e Fundação VW firmam parceria para estudo de inclusão escolar de crianças com microcefalia

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Fundação Volkswagen firmaram acordo para o financiamento de uma pesquisa voltada ao impacto da microcefalia, especificamente oriunda da Síndrome Congênita do Vírus Zika, na inclusão escolar de crianças. A pesquisa será conduzida pela Dr.ª Silvia Fernanda de Medeiros Maciel, Professora-Adjunta do Departamento de Psicologia da UFPE. A parceria foi articulada pela Coordenação de Articulação e Promoção de Parcerias Estratégicas (CAPPE), vinculada à Positiva – Diretoria de Inovação da UFPE, com o apoio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UFPE (FADE).

O estudo está sendo desenvolvido a pedido da Fundação Volkswagen, responsável pelo fomento, e será apresentado em dezembro no formato de artigo científico. Os dados serão coletados, especialmente, na Região Metropolitana do Recife, com a participação de especialistas e profissionais da Saúde e Educação.

Em 2015, sobretudo no Nordeste, o Brasil vivenciou um surto de casos de microcefalia associados ao vírus Zika, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Segundo o Ministério da Saúde, foram mais de 450 casos confirmados em Pernambuco até 2018. Atualmente, essas crianças estão chegando à idade escolar. Assim, a pesquisa indicará caminhos para a elaboração de propostas de formação de educadores, com foco numa prática educativa amplamente inclusiva, em creches e instituições de Educação Infantil. A inclusão de pessoas com deficiência é uma das causas abraçadas pela Fundação VW.

 

Fonte: Fundação Volkswagen


Eventos Eventos

Contato Contato

Ana Cristina Fernandes
Coordenadora de Articulação e Promoção de Parcerias Estratégicas
81 2126.8600

Localização Localização