CAPPE - Coordenação de Articulação e Promoção de Parcerias Estratégicas

A CAPPE

A Coordenação de Articulação e Promoção de Parcerias Estratégicas (CAPPE), vinculada à Positiva (Diretoria de Inovação), foi criada em julho de 2017 com o propósito de alinhar as competências científicas e tecnológicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) aos diversos setores econômicos e demais instâncias da sociedade civil.

A CAPPE|Positiva-UFPE tem o compromisso de estimular a cultura da inovação, criando oportunidades de cooperação por meio de projetos de pesquisa e desenvolvimento, com vistas a aplicar o conhecimento produzido e acumulado em nossa Universidade na busca pelo desenvolvimento socioeconômico e na construção de soluções criativas para as demandas sociais e produtivas. A UFPE é a 10ª melhor universidade do Brasil, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF) 2018, e suas competências científicas têm muito a contribuir para amadurecimento dos sistemas pernambucano, regional e nacional de inovação.

A atuação da CAPPE conta ainda com o apoio do Observatório OtletCI, Observatório Temático e Laboratório – Ensino, Tecnologia, Ciência e Informação, que dá suporte às atividades executadas, principalmente na prospecção e sistematização das competências setoriais de Ciência, Tecnologia e Informação da UFPE; e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UFPE (FADE), com suas expertises de gestão financeira e jurídica.

Destaques Destaques

Voltar

Oportunidade de Parceria com o CENPES|Petrobras

A Gerência de Tecnologias e Processamento Primário do CENPES|Petrobras, através da Coordenação de Articulação e Promoção de Parcerias Estratégicas (CAPPE|Positiva-UFPE) e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UFPE (FADE), receberá propostas para o desenvolvimento de projetos para implementação em Floating Production Storage and Offloading (FPSO) nas seguintes áreas:

  • Tecnologia para separação do CO2 de gás natural
  • Substituição de dois leitos fixos de remoção de H2S por outro tipo de tecnologia
  • Aplicação de grafeno em medidores e sensores diversos
  • Aplicação de grafeno no processo de tratamento de gás natural
  • Avaliação estatística de dados operacionais e informações de processo
  • Aplicação de realidade aumentada no suporte à operação
  • Eficiência energética de processos

 

As tecnologias desenvolvidas pelos projetos em cooperação poderão ser testadas no Núcleo Experimental de Atalaia (NEAT), que está inserido no Polo de Atalaia em Sergipe. O NEAT, unidade vinculada à gerência mencionada, desenvolve pesquisas experimentais nas áreas de refino em Petróleo e Gás Natural, mais precisamente em temáticas associadas à separação de impurezas, água, óleo e gás, além da elevação dos fluxos até a superfície.


A indicação de interesse, por parte dos pesquisadores, deverá ser sinalizada até o dia 28 de junho para os e-mails indicados abaixo. A partir da indicação de interesse, a CAPPE|Positiva e a FADE fornecerão maiores detalhes e direcionarão os pesquisadores aos técnicos da empresa para troca de informações, visando a formulação da proposta. O prazo para formulação da proposta se estenderá até o dia 26 de julho. Ressalta-se ainda que as propostas deverão ser apresentadas presencialmente para os representantes da Petrobras em agosto.


Para indicação de interesse e maiores esclarecimentos:


Prof.ª Dr.ª Ana Cristina Fernandes
Coordenadora de Articulação e Promoção de Parcerias Estratégicas
cappe.positiva@ufpe.br


Danielle Anizia
Gestora de Projetos da FADE-UFPE
anizia@fade.org.br


Msc. Arlindo Teixeira
Gestor de Parcerias em Petróleo e Gás Natural
cappe.positiva@ufpe.br


Eventos Eventos

Contato Contato

Ana Cristina Fernandes
Coordenadora de Articulação e Promoção de Parcerias Estratégicas
81 2126.8600

Localização Localização