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Nota sobre a suspensão das atividades escolares presenciais e a distância

Acompanhando a decisão da UFPE, o Colégio de Aplicação NÃO substituirá as aulas presenciais por atividades a distância, pelas seguintes razões:

 

1.       Desde o ano de 2016 o Colégio adotou o sistema de reserva de vagas, no qual 50% das vagas são destinadas aos estudantes oriundos de escolas públicas. Com a diversificação do público atendido pelo CAp, haverá prejuízos a uma parcela do alunado que registra dificuldades de acesso aos recursos tecnológicos: computador, notebook, tablet e internet de qualidade;

2.       Aos estudantes que não dispõem dessa estrutura e conexão, restaria buscar apoio junto a familiares e colegas, fora de casa, ou mesmo se dirigir a lan houses, o que violaria as regras de isolamento social determinadas pelas autoridades públicas;

3.       O CAp busca garantir isonomia nas condições de permanência dos estudantes durante as aulas e demais atividades formativas. Atuar com isonomia significa pensar em caminhos para atender a todos durante o processo de ensino, aprendizagem e avaliação, com igual oportunidade aos que enfrentam situações de vulnerabilidade socioeconômica e que compõem igualmente a nossa escola;

4.       As atividades a distância exigem planejamento, formação e uniformização dos meios digitais, o que inviabiliza a adoção de medidas rápidas diante da atual conjuntura de urgência em razão da pandemia da Covid-19;

5.       Os cursos de licenciatura da universidade estão igualmente com as aulas suspensas e todos os estudantes da graduação terão que esperar, pois a UFPE manterá o calendário unificado. Em atendimento às licenciaturas, o calendário do CAp precisa seguir na mesma ordem. Ainda nessa linha, os estagiários das licenciaturas diversas não poderiam acompanhar as atividades remotas, caso fossem adotadas pelos docentes do CAp, o que representaria um prejuízo aos licenciandos.

 

O CAp-UFPE reafirma, portanto, que durante o período de suspensão das atividades acadêmicas e escolares, nenhuma atividade realizada presencial ou virtualmente (em redes sociais, salas de conversação, chats, e-mails ou quaisquer outros meios eletrônicos) será reconhecida como atividade docente de ensino relacionada à carga horária das disciplinas.

 

Continuaremos atentos e acompanhando os cenários regional e nacional, compartilhando com a comunidade escolar e a sociedade todas as medidas adotadas.

 

A Direção


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