(3ª fase da OBF) - Informações para os alunos classificados

Prezados estudantes que participarão da 3a Fase da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) 2019,

Lembro a todos que a 3ª Fase da OBF ocorrerá no próximo sábado, dia 26/Outubro/2019. No que segue destaco alguns pontos que considero importantes de lembrar.

(As informações aqui contidas podem ser vistas em detalhes no regulamento da OBF 2019: http://www.sbfisica.org.br/v1/olimpiada/2019/images/arquivos/regulamento.pdf)

1) As provas serão realizadas na Área II da Universidade Federal de Pernambuco. Fica próxima ao Departamento de Física – UFPE e o mapa do local pode ser visto em: https://www.google.com/maps/@-8.0565131,-34.9539453,17z.

2) As provas experimentais serão realizadas das 9:00 h às 11:00h. Lembrar que as provas experimentais consistirá de análise de dados e que não haverá uma parte prática, envolvendo “kits” experimentais.

3) As provas teóricas serão realizadas das 13:00 h às 17:00 h.

4) As provas da 3ª fase serão nos seguintes níveis:
a) Nível I: Nível Fundamental (estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental)
b) Nível II: Nível Médio (estudantes das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio)
c) Nível III: Nível Médio (estudantes da 3ªsérie do Ensino Médio e 4ªsérie do Ensino Técnico)

5) A prova para os estudantes do Ensino Fundamental (9ºano) e Ensino Médio (1ª e 2ª séries) será composta por uma parte experimental e por uma parte teórica.

6) A prova para os estudantes do Ensino Fundamental (8ºano) e Ensino Médio (3ª e 4ª séries), será composta por uma única prova teórica (Nível I e III).

7) A prova experimental terá valor de 40% da nota final. A prova teórica do Nível I e Nível III terá 8 (oito) questões dissertativas que deverão ser respondidas de acordo com as instruções específicas no caderno de questões.

8) A prova teórica do Nível II terá 12 (doze) questões dissertativas das quais os estudantes deverão responder 08 (oito) questões de ! acordo co m as instruções específicas no caderno de questões.

9) Na realização da prova teórica será permitido somente o uso de lápis ou lapiseira, borracha, caneta e régua.

10) Na realização da prova experimental será permitido o uso de calculadora mas não será permitido o uso de aparelhos eletrônicos tais como celulares, relógios etc

11) Nos dias das provas o estudante deverá portar documento de identificação com foto recente e expedido por órgão oficial (Secretaria da Educação, Segurança Pública, Forças Armadas, UNE, UMES ou Ministério doTrabalho), sem o qual o estudante não poderá realizar a prova.

Boa sorte aos estudantes e até breve.

Lúcio Acioli
Coordenador Estadual da OBF 2019