Destaques Destaques

Voltar

V Encontro Nordeste de História da Mídia será realizado nos dias 16 e 17 de maio

Todas as atividades do encontro acontecerão na Unicap

Da assessoria do evento

O V Encontro Nordeste de História da Mídia aporta na capital pernambucana com o tema “Comunicação, História e Cidadania: 30 anos da Constituição Cidadã”, nos dias 16 e 17 de maio de 2018. Sediado na Universidade Católica de Pernambuco, o evento é uma iniciativa da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar), em conjunto com os cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Jogos Digitais e Fotografia da Unicap. As inscrições para submissão de trabalhos de pesquisadores, professores e estudantes já estão abertas e vão até o dia 30 deste mês.

Na oportunidade, serão realizadas mesas-redondas, apresentações de trabalhos, lançamento de livros, entre outras ações de fomento à pesquisa em torno de temáticas envolvendo a Comunicação, História, Mídia e assuntos correlatos. Nos dois dias de evento, também haverá programação cultural com artistas locais para mostrar a diversidade pernambucana.

Podem submeter trabalhos para apresentação nos grupos temáticos docentes, pesquisadores e profissionais da área, estudantes de graduação e pós graduação. Ao todo, são nove GTs diferentes coordenados por professores da Universidade Católica de Pernambuco. São eles: GT1 - História do Jornalismo; GT2 - História da Publicidade e da Comunicação Institucional; GT3 - História da Mídia Digital; GT4 - História da Mídia Impressa; GT5 - História da Mídia Sonora; GT6 - História das Mídias Audiovisuais; GT7 - História da Mídia Visual; GT8 - História da Mídia Alternativa; GT9 - Historiografia da Mídia. A inscrição deve ser realizada através do site do evento .

PROGRAMAÇÃO – Todas as atividades acontecerão na Unicap. O primeiro dia (16) terá início às 12h com o credenciamento no hall do bloco G, em frente ao protocolo e segue com o oferecimento de sete oficinas que acontecem das 13h às 16h, no bloco A. As oficinas abordarão os assuntos: Jornalismo de Bolso – Kety Marinho, Mídia Tática – Fernando Fontanella, Roteiro de Vídeo – Léo Falcão, Pinhole – Renata Victor, História de Cannes – Daniel da Hora, Economia Política, Economia Criativa e Comunicação Comunitária – Patrícia Paixão e Paula Velôzo, e Lacri – Laboratório de Apresentações Criativas – João Guilherme Peixoto.

Dando continuidade, às 16h, haverá lançamento dos livros no foyer do auditório G2. No intervalo para a segunda parte do dia, a banda Pickpockets toma conta da hora cultural no hall do bloco G, a partir das 17h30. Às 18h, acontece a solenidade de abertura. Na sequência, a conferência “Comunicação, História e Cidadania: 30 anos da Constituição Cidadã”.

No segundo e último dia de congresso (17), a programação conta com apresentação de trabalhos nos nove Grupos Temáticos (GTs), das 9 às 13h, no bloco B da universidade. Às 14h, a primeira mesa do dia aborda o “Consumerismo Digital na perspectiva publicitária”. A mesa de debate sobre “Memória e Cultura Digital” começará às 16h e, a última, sobre “Os 50 Anos das TVs Educativas no Brasil”, às 18h. As mesas acontecem no Auditório Dom Helder Câmara, térreo do bloco A. Encerrando o evento, às 20h, haverá um pocket show regado a muito forró, por Geraldinho Lins.

O IV Encontro Nordeste de História da Mídia aconteceu nos dias 4 e 5 de agosto de 2016 na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O evento foi realizado por meio da parceria do curso de Comunicação da instituição com a Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar). O tema central foi Mídia, Fluxos Migratórios e Diásporas: Perspectiva Histórica. O público estimado é de 400 pessoas para a edição do evento na Católica.

 

Data da última modificação: 03/04/2018, 15:23