Destaques Destaques

Voltar

UFPE lamenta falecimento do professor e poeta Marcus Accioly

Ele participou da chamada Geração 65, grupo literário de Pernambuco, e do Movimento Armorial

A UFPE e, em especial, o Departamento de Letras lamentam o falecimento do professor aposentado e poeta Marcus Aciolly, 74 anos, que foi sepultado ontem no município de Aliança, onde nasceu. Na Universidade, ele atuou por 22 anos (1976 a 1998) como professor de teoria literária. Integrante da Academia Pernambucana de Letras, Aciolly publicou 14 livros, entre os quais Nordestinados – poemas-canção, Xilografia e Sísifo.

Graduado em Direito pela Unicap, tinha mestrado em Letras. Participou da chamada Geração 65, grupo literário de Pernambuco, e do Movimento Armorial. Foi diretor do Departamento de Extensão Cultural (DEC) da UFPE. Deixou dez livros inéditos. No governo Itamar Franco, ocupou o cargo de secretário-executivo do Ministério da Cultura, na gestão de Antonio Houaiss (1992-1993).

Venceu diversos prêmios literários, como o Olavo Bilac (da Academia Brasileira de Letras), o Mário de Andrade, e os da Associação Paulista de Críticos de Arte, União Brasileira de Escritores e Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. As principais temáticas de sua obra eram o Nordeste e a América Latina.

Data da última modificação: 24/10/2017, 09:32