Destaques Destaques

Voltar

Subjetividade e arquitetura são debatidas no III Colóquio Internacional “Imaginário: Construir e Habitar a Terra”

O evento, que segue até a próxima quinta-feira (25), reúne mais de 70 pesquisadores, graduandos e pós-graduandos

O III Colóquio Internacional “Imaginário: Construir e Habitar a Terra” (III ICHT) – Recife teve início, na manhã de hoje (23), no auditório do Ceerma, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O evento, que segue até a próxima quinta-feira (25), reúne mais de 70 pesquisadores, graduandos e pós-graduandos centrados em debater questões urbanas para refletir sobre o imaginário em torno do construir e do habitar o planeta Terra a partir de entendimentos que englobam a subjetividade, o corpo, as tecnologias, a arte e a paisagem.

Foto: Passarinho

Jean-Jacques Wunenburger fez conferência hoje pela manhã

“Na verdade, a gente sabe, embora não se debruce cotidianamente sobre isso, que a relação das pessoas com o habitar a Terra não é apenas objetiva, não é apenas sua relação com o ambiente construído em sua materialidade fria, estática, digamos assim. O ambiente construído, que para a gente é arquitetura, é algo muito mais dinâmico e muito mais relacionado com a vida subjetiva das pessoas, tanto do ponto de vista de um imaginário social, coletivo, quanto do ponto de vista da própria construção da subjetividade”, afirmou a professora Lúcia Leitão, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPE e líder do Núcleo de Estudos da Subjetividade na Arquitetura (NusArq), que organiza o evento na capital pernambucana.

O colóquio apresenta-se, assim, como uma oportunidade de discutir temas ligados à subjetividade e à arquitetura, pensando em como a sociedade constrói cotidianamente a cidade e as suas diferentes experiências no ato de habitar o planeta. “Particularmente, este encontro é importante porque procura captar a importância do sentimento, a importância do imaginário, da percepção das pessoas em torno das obras físicas de Arquitetura e de Engenharia. Portanto, é uma abordagem de natureza interdisciplinar, de natureza integradora, porque ela associa a graduação e a pós-graduação, e tem esta dimensão da originalidade, que é captar a percepção humana tão importante para que as obras sejam exemplo de bem-estar para as pessoas”, disse o reitor Anísio Brasileiro, durante a abertura do evento.

A programação traz duas conferências internacionais: nesta manhã, o tema em pauta foi “Imaginário e racionalidade do projeto arquitetural: por uma antropologia integral do habitar”, com Jean-Jacques Wunenburger (CRI2i/Centre Gaston Bachelard); no dia 25, o tema será “A cidade imaginada de amanhã pela fábrica digital do patrimônio urbano: o exemplo de Lyon, cidade Unesco”, com Michel Rautenberg (Centre Max Weber, Université de Lyon-Saint Étienne). Ao longo dos três dias de evento, também haverá quatro mesas-redondas: “Sujeito, corpo e arquitetura”; “Cidade, paisagem e representações”; “Territorialidade, arte e experimentação”; e “Espaço, tecnologia e imaginário”.

Esta edição do evento é composta por dois encontros coordenados e integrados no Brasil. O primeiro foi realizado, de 16 a 18 deste mês, em São Paulo, e o segundo começou hoje (23) e vai até a quinta-feira (25), no Campus Recife da UFPE. 

O III ICHT é organizado por docentes-pesquisadores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a Université de Lyon (França) e o Senac/SP. No Recife, o evento é organizado pelo NusArq, grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano da UFPE.

As professoras responsáveis pelo evento recifense são Lúcia Leitão e Julieta Leite, também do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPE e integrante do NusArq. O III ICHT Recife tem apoio da UFPE, do Instituto Francês do Brasil (Consulado Geral da França para o Nordeste no Recife) e da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe).

NUSARQ – O Núcleo de Estudos da Subjetividade na Arquitetura (NusArq) foi criado há 15 anos. Ele oferece um ambiente de discussão e de investigação acadêmica sistemática sobre temas relacionados à subjetividade articulada com a arquitetura. 

Data da última modificação: 23/04/2019, 14:27