Destaques Destaques

Voltar

Recital do Quarteto Navegantes - quarteto de cordas

O repertório é composto por duas peças de estilos contrastantes, buscando trabalhar a versatilidade do grupo e oferecer ao público música de diferentes períodos da história

 

Data: 7 de julho de 2019
Horário: 17h
Local: Igreja Batista Emanuel, rua Maria Carolina,  500, Boa Viagem, Recife - PE
Entrada franca com estacionamento gratuito
 

O Quarteto Navegantes nasceu da união de Júlio César e João Bosco nos violinos, Raquel Paz na viola e Cecilia Cabral no violoncelo, graduados e graduandos do Curso de Música da UFPE, com o objetivo de compor um quarteto de cordas de formação clássica. Além de oriundos desta universidade, os quatro componentes executam atividades de ensino em instituições na região metropolitana do Recife e Natal, assim como dispõem de intensa atividade artística tanto na música de concerto quanto na popular.

Imagens de: Darayani, Sergey Novosyolov e Noun Project | Composição de: Sergio Grafitti

Neste recital, o repertório é composto por duas peças de estilos contrastantes, buscando trabalhar a versatilidade do grupo e oferecer ao público música de diferentes períodos da história. O programa será aberto com o Quarteto op. 76, nº 3 do considerado “pai do quarteto de cordas” Joseph Haydn (1732-1809). Esta obra recebeu o apelido de Quarteto Imperador e, embora o compositor seja austríaco, teve o segundo movimento utilizado para o Hino da Alemanha. Do período clássico da música, o Quarteto Navegantes parte para o modernismo nacional de Heitor Villa-Lobos (1887-1959). O Quarteto nº 1 a ser tocado neste recital é o primeiro de uma série de dezessete obras deste compositor para esta formação. Esta peça trata-se de uma suite com seis pequenas partes, todas recheadas de brasilidade em suas melodias e ritmos, como o sexto movimento chamado de “Saltando como um Saci”.

 

Integrantes:
João Bosco e Júlio César Brito  [violinos]
Raquel Paz   [viola]
Cecília Cabral   [violoncelo]

 

Contato: (81) 99605.2729

 

Imagens de: Darayani, Sergey Novosyolov e Noun Project | Composição de: Sergio Grafitti