Destaques Destaques

Voltar

Recital de viola solo na Academia Pernambucana de Letras

O violista Savio Santoro, professor adjunto de música da UFPE, realizará um recital de viola solo. Trata-se de um recital bastante singular pois, raramente, encontram-se performances com apenas uma viola no palco

A Academia Pernambucana de Letras trará o violista Savio Santoro (foto ao lado), professor adjunto de música da UFPE, para a realização de um recital de viola solo no dia 05 de agosto de 2018 (domingo) às 17h, com entrada franca para o público.

Trata-se de um recital bastante singular não só em Pernambuco e no Brasil quanto mundialmente pois, raramente, encontram-se performances com apenas uma viola no palco. Além deste fato, há a particularidade do repertório. Serão executadas cinco obras brasileiras originais (e não adaptações) para este instrumento sozinho. Além destas cinco peças, a Suite nº 1 de J. S. Bach também será realizada. Poder-se-ia dizer que todo o repertório será de músicas originais, uma vez que há recentes pesquisas que apontam as Suites para violoncelo de J. S. Bach como sendo para viola.

O recital começará com a supramencionada peça de J. S. Bach. Após esta, o violista levará o público à música brasileira com linguagem moderna, sendo representada pelas obras do amazonense Claudio Santoro, com a peça Fantasia Sul América, e da estreia mundial da obra Ad Libitum nº 3 do paraibano Alisson Siqueira. Após estas, daremos um passeio na música com “sabor” carioca, com as obras Ponteando de Ernani Aguiar e o choro Pestana de molho de Leandro Braga. Por fim, a música com “sabor” nordestino, com as peças Sertões de Almeida Prado, finalizando o recital com o Bilhete de um jogral de Guerra-Peixe.

 

Programa

  • J. S. Bach - Suite nº 1 para viola solo, BWV 1007
  • Alisson Siqueira - Ad Libitum nº 3
  • Claudio Santoro - Fantasia Sul América
  • Ernani Aguiar - Ponteando
  • Leandro Braga - Pestana de molho
  • Almeida Prado - Sertões
  • C. Guerra-Peixe - Bilhete de um jogra