Destaques Destaques

Voltar

Projeto de extensão discute jornalismo, pandemia e coberturas regionais e periféricas em lives

Lives trazem jornalistas do The Intercept Brasil, Voz das Comunidades e Jornal do Commercio

O projeto de extensão O Moderno Popular está promovendo este mês uma série de lives-conversas sobre jornalismo e Covid-19. Os encontros acontecerão hoje (5) e nos dias 11 e 19 deste mês, sempre às 19h. As lives-conversa serão mediadas pela jornalista e professora Fabiana Moraes em seu Instagram. O intuito das lives é debater a cobertura midiática da Covid-19 pensando em questões como territorialidade e regionalização a respeito da pandemia, além de discutir as alternativas encontradas por repórteres e jornalistas para retratar os impactos da Covid-19 nas periferias do Rio de Janeiro e Região Nordeste.

Os encontros contarão com a participação de três jornalistas: Nayara Felizardo, repórter da Intercept Brasil; Mariana Assis, repórter e correspondente internacional da Agência Jovem e colunista da Vozes da comunidade; e Ciara Carvalho, repórter especial do Jornal do Commercio, vencedora do prêmio Esso de Jornalismo na categoria Regional Norte-Nordeste. 

O Moderno Popular é um projeto vinculado ao Observatório da Vida Agreste (OVA), respaldado em uma iniciativa dos professores e alunos do Núcleo de Design e Comunicação do Campus Agreste da UFPE, que visa estudar o contexto social e regional dos indivíduos que moram no Agreste de Pernambuco. O projeto conta com o apoio do Laboratório Tipográfico do Agreste (LTA).

Hoje (5), a conversa será com Nayara Felizardo, jornalista e repórter do Intercept Brasil, que atua com foco no jornalismo impresso e webjornalismo. Residente em Teresina, no Piauí, ela fala sobre como vem desenvolvendo sua cobertura enfrentando o desafio de realizar reportagens e pesquisas em isolamento social.

Na próxima sexta-feira (11), a live será com Mariana Assis, repórter do “Favela em pauta”, iniciativa de jornalistas comunitários de favelas do Rio de Janeiro que aborda um jornalismo profissional sob a perspectiva do jovem, pobre e favelado, correspondente internacional da Agência Jovem de Notícias e colunista do “Voz das comunidades”, jornal comunitário. Mariana tem produzido matérias e reportagens sobre o novo coronavírus no contexto das periferias cariocas, enfrentando um duplo desafio: noticiar os impactos da Covid-19 nas regiões periféricas e fazer com que a informação de qualidade chegue aos moradores dessas regiões.

No dia 19 deste mês, a convidada será Ciara Carvalho, vencedora do prêmio Esso de Jornalismo na categoria Regional Norte-Nordeste, com a reportagem “Paraíso às avessas”. Ela também foi vencedora dos Prêmios Vladimir Herzog de Anistia e Direitos humanos, na categoria reportagem de Jornal/Região Norte e Nordeste e o prêmio Embratel de Jornalismo em 2006, pela matéria “Retratos da infância”. A jornalista fala dos desafios de produzir jornalismo neste momento de limitação de não poder está in loco em todas as pautas.

Data da última modificação: 05/06/2020, 16:40