Destaques Destaques

Voltar

Professora participa de mesa sobre língua e literatura na sala de aula de língua estrangeira em seminário da Unam, no México

O evento virtual é gratuito, aberto ao público e tem tradução simultânea em espanhol e em francês

A professora Rosiane Xypas, dos Programas de Pós-Graduação em Letras (PPGL) e de Educação (PPGEdu) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e líder do Grupo de Estudos Franceses da Aquisição da Língua e da Literatura (Gefall), participa, na terça-feira (31), de mesa-redonda “Língua e Literatura na sala de aula de língua estrangeira”. A sessão integra o Seminário de Pesquisa em Didática da Língua e Literatura, promovido pelo Colégio de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade Nacional Autônoma do México (Unam).

O evento virtual via Zoom é gratuito, aberto ao público e tem tradução simultânea em espanhol e em francês. A mesa acontece das 13h às 15h (horário de Brasília) e tem participação do professor da Universidade Federal do Sul da Rússia José M. Gallegos Leal.

Resumo

La langue dans l’enseignement de la littérature: l’autobiographie langagière en classe de Français langue étrangère (FLE)
(La lengua en la enseñanza de la literatura: la autobiografía discursiva en el aula de francés como lengua extranjera, FLE)

¿Cómo generar la escritura de una autobiografía lingüística en literatura y como sistematizar este aprendizaje en los estudiantes de francés como lengua extranjera? Para llevar a cabo la escritura de su propia autobiografía, el estudiante necesita cobrar consciencia de los procesos de su construcción discursiva. Para desarrollar la autobiografía discursiva, cada estudiante es invitado a leer textos relacionados con la temática de la lengua desde la óptica de los escritores de habla francesa y a llevar uma bitácora. Este dispositivo didáctico permite al estudiante tomar notas de los passajes más significativos de la relación con la lengua francesa por parte de de los escritores, categorizar sus sentimientos con respecto al tema estudiado y superar las dificulltades de aprendizaje. Este dispositivo ha sido aplicado con estudiantes de segundo año de FLE, a partir de la lectura de testimonios, manifiestos y fragmentos de textos literarios, a la luz del esquema actancial de A.J. Greimas.

Mais informações
Professora Rosiane Xypas

rosiane.mariasilva@ufpe.br

Data da última modificação: 27/08/2021, 18:12