Destaques Destaques

Voltar

Probem do CAC realiza agenda semanal de atividades pedagógicas, informativas e culturais online e gratuitas

Projeto traz, durante a quarentena, atividades promovidas por professores, convidados, alunos e ex-alunos da UFPE

A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que as pessoas fiquem em casa para achatar a curva da pandemia do coronavírus, mas isso não significa ficar ocioso. Pensando nisso, os organizadores do Projeto de Extensão para Bem-Estar e Saúde Mental do Centro de Artes e Comunicação (Probem do CAC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) elaboraram uma agenda semanal de atividades pedagógicas, informativas e culturais on-line e gratuitas a partir de segunda-feira (13).

Criado em 2018 pela professora Viviane Louro, do Departamento de Música, devido aos casos recorrentes de alunos adoecidos emocionalmente por conta do estresse da vida universitária, o projeto traz, durante a quarentena, atividades promovidas por professores, convidados, alunos e ex-alunos da UFPE, todos atuando de forma voluntária. Os detalhes das atividades e as instruções para ter acesso a cada uma delas podem ser conferidos no site do Probem e no Instagram

Nas segundas-feiras, às 13h, sempre haverá uma dica de filme, curso on-line ou dica de culinária, sob a responsabilidade de Sabrina Lapa e Lívia Freire. Das 14h às 15h, acontece o encontro quinzenal “Mulheres que escrevem”, com limite para 40 participantes e moderação de Fabiana Louro.

Nas terças-feiras, acontece o encontro semanal “Lendo Probem”, um grupo de leituras coletivas com discussões, mediado por Ana Luna, das 12h às 13h. Logo em seguida, das 13h às 14h30, o professor Sérgio Godoy, do Departamento de Música, propõe a roda de conversa “A rotina do músico e os desafios atuais”. No fim da tarde, das 17h às 18h, tópicos em inclusão e acessibilidade serão debatidos com mediação de Amanda Moraes, que vai receber sempre um convidado externo.

Nas quartas-feiras, quinzenalmente, João Paulo Albertim e Jorge Simas apresentam a live “Tome nota”, trazendo um bate-papo interativo sobre música das 10h às 11h. Também é o dia do show de talentos, com participação do público, às 11h. Já à tarde, das 15h às 16h, os músicos podem tirar dúvidas sobre tópicos de harmonia popular com Gustavo Andrade a cada 15 dias.

Nas quintas-feiras, o “Papo cabeça: conversas sobre neurociências, educação e música” será comandado por Viviane Louro às 10h. À tarde, das 15h às 16h30, o professor Carlos Sandroni, ex-presidente da Associação Brasileira de Etnomusicologia, vai abordar diversos temas desta disciplina, relacionando-os especialmente a aspectos da música tradicional do Nordeste. À noite, das 20h às 21h, Augusto Santos conversa sobre o ukelelê e suas possibilidades. Em seguida, o artista Pedro Huff promove lives no Instagram e Facebook.

Nas sextas-feiras, talentos de diversas áreas podem se revelar no “Se vira nos 60”, por meio de vídeos de até 60 segundos. Também será postada uma dica cultural toda sexta-feira.

Sábado é dia de oferecer uma troca de experiências apresentando materiais e adaptações de instrumentos musicais construídos a partir de materiais recicláveis para serem usados no contexto ensino/aprendizagem, com mediação de Juracy Pereira, das 15h às 16h.

Todos os dias, às 18h, acontece o Laboratório de Felicidade Genuína, um espaço de educação socioemocional, com base em práticas extraídas do Programa Cultivating Emotional Balance. Tem duração de uma hora, com introdução, prática guiada e conversa. A mediação é de Guilherme Moura e há 40 vagas disponíveis.

Mais informações
Probem do CAC

probemdocac@gmail.com

Data da última modificação: 14/04/2020, 14:57