Destaques Destaques

Voltar

Pós-Graduação em Música realiza defesa de dissertação de mestrado amanhã (18)

A pesquisa tem orientação da professora Cristiane Maria Galdino de Almeida

O Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMúsica) do Centro de Artes e Comunicação (CAC), Campus Recife, promove defesa da dissertação de mestrado “Ferramentas de webconferência para a educação a distância de harmônica”, do aluno Luciano José Trindade Falcão. A defesa será amanhã (18), às 14h, na plataforma Google Meet

A pesquisa tem orientação da professora Cristiane Maria Galdino de Almeida. A banca examinadora terá a participação dos professores Eduardo Visconti (UFPE) e Giann Mendes (UERN). 

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar os usos dos recursos de webconferência na educação a distância para o aprendizado da harmônica e pretende também enriquecer a discussão sobre as possibilidades deste instrumento no campo da educação musical. Como objetivos específicos buscou identificar os sistemas telemáticos (on-line) utilizados, identificar os recursos e as ferramentas disponíveis para o estudo do instrumento, identificar se há o suporte dado ao aluno, reconhecer a metodologia adotada pelos professores, apontar as dificuldades e facilidades encontradas pelo aluno e pelo professor, apontar o nível de autonomia do aluno quanto ao seu aprendizado e identificar a qualidade da interação entre professor e aluno mediada pelas ferramentas de webconferência. Nesta pesquisa, foi feito um estudo de entrevista com dois professores de harmônica que dão aulas a distância usando ferramentas de webconferência. A pesquisa foi iniciada com uma revisão de literatura na área de educação a distância e educação musical a distância e paralelamente a essa revisão, foi realizada a pesquisa exploratória de grupos fechados de gaitistas no Facebook, que buscou através de anúncios e postagens aqueles profissionais que dão aula on-line utilizando algum software de comunicação como Windows Live Messenger, Skype, Google Talk, Yahoo! Messenger, WhatsApp, por exemplo. Na análise de dados, foram identificadas as categorias recursos tecnológicos utilizados, que foi dividida em subcategorias, perfil do aluno e formação dos professores entrevistados. Nessa nova conjuntura tecnológica e de interação professor-aluno foi possível chegar a algumas conclusões, entre elas a interferência da qualidade da conexão na EAD, a busca pela formação continuada dos professores, a adaptação dos professores a essa modalidade de ensino e a sua viabilidade para o ensino de harmônica.

Mais informações
Programa de Pós-Graduação em Música

ppgmusica.secretaria@ufpe.br

Data da última modificação: 17/12/2020, 13:51