Destaques Destaques

Voltar

Plataforma ajuda pequenas empresas a passarem pela pandemia de Covid-19

Há dois meses no ar e presente em toda a RMR, projeto No Bairro Tem! agora busca expansão para o interior

Pequenos comerciantes de todo o Estado estão buscando por alternativas que ao menos amenizem os impactos sofridos pela pandemia de Covid-19 no ramo. Nesse contexto, a plataforma “No Bairro Tem!”, desenvolvida por professores e alunos da UFPE, tem auxiliado pequenos negócios na Região Metropolitana do Recife (RMR), proporcionando que as pequenas empresas e o público sigam conectados de forma on-line e segura. Agora, depois do sucesso alcançado na RMR, o momento é de expansão para outras localidades em Pernambuco, como a região do São Francisco, Agreste, Zona da Mata e Sertão, que também têm força com seu empreendedorismo local.

Sob orientação do professor Fábio Mascarenhas, vinculado ao Departamento de Ciência da Informação da Universidade, o projeto tem como objetivo conectar pequenos negócios e consumidores de maneira gratuita e colaborativa. “Os empreendedores cadastram seus negócios, os consumidores buscam e encontram o que precisam e ainda ajudam a estimular a economia do seu bairro”, explica Fábio Mascarenhas.

O projeto “No Bairro Tem!” é uma iniciativa importante de transformação digital para esses negócios locais, pois, além de permitir a inserção no mundo das vendas on-line, busca o fortalecimento de pilares focados na tecnologia, como a produção de conteúdos e realização de conversas nas redes sociais sobre temas como marketing, vendas e presença digital, entre outros. A plataforma já conta com mais de três mil negócios cadastrados por toda Região Metropolitana do Recife e 102 mil acessos. 

Com dois meses no ar, a plataforma conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), que concedeu oito bolsas de fomento a estudantes da graduação. Possui ainda a colaboração de alunos de cursos de outros departamentos, como Comunicação Social, Arquitetura e Urbanismo e Ciência da Computação e também da assistência voluntária de um desenvolvedor web que mora em Portugal. 

Mais informações
No Bairro Tem!

Instagram e Twitter @nobairrotem
Facebook 
imprensa@nobairrotem.com.br 

Data da última modificação: 12/06/2020, 17:58