Destaques Destaques

Voltar

Ópera O Contrato de Casamento inicia temporada artística 2018 dos grupos da UFPE Academia de Ópera e Repertório e Sinfonieta

A direção artística e regência é do professor Wendell Kettle, do Departamento de Música da Universidade

Amanhã (15) e nos dias 16, 17 e 18 deste mês, a Academia de Ópera e Repertório da UFPE e a Sinfonieta UFPE abrem a Temporada Artística 2018, com a ópera “O Contrato de Casamento (La cambiale di matrimonio)”, de Gioacchino Rossini, uma homenagem aos 150 anos de morte do compositor, no Teatro de Santa Isabel. As apresentações, com entrada gratuita, serão às 20h, nos dias 15, 16 e 17, e às 18h, no dia 18. A realização é uma parceria entre o Governo do Estado e a UFPE, com o apoio da Prefeitura do Recife.  

 “O Contrato de Casamento (La cambiale di matrimoni)” é uma ópera cômica, que foi estreada no Teatro San Moisè de Veneza, em 3 de novembro de 1810. Slook, um negociante do Canadá, tem a intenção de se casar na Inglaterra e envia uma carta ao inglês Tobia Mill pedindo que ele providencie uma linda jovem para se tornar sua esposa. Esta jovem será a ele apresentada no dia do casamento. Para isso, Slook está disposto a pagar muito bem. Pensando na boa quantia que poderá obter, Mill pensa em oferecer a Slook a sua filha Fanny, mas ela ama secretamente um empregado de seu pai, o jovem Edoardo Milford.  

EXTENSÃO – A Sinfonieta e a Academia de Ópera e Repertório da UFPE são grupos formados a partir de projetos de extensão universitária desenvolvidos no Departamento de Música da Universidade. A Sinfonieta privilegia a interpretação do repertório brasileiro para orquestra e a Academia de Ópera e Repertório tem o objetivo de desenvolver um programa de óperas diversas, mas também enfatizando a produção nacional.  

A estreia de ambos os grupos da UFPE ocorreu em 6 de dezembro de 2016 na série “Música na Faculdade de Direito do Recife”, com a apresentação da pequena ópera de Villani-Côrtes “A sessão da câmara”. A direção artística e regência é do professor Wendell Kettle, que é doutor em Regência Sinfônica e Operística pelo Conservatório Estatal “Rimsky-Korsakov”, de São Petersburgo, na Rússia. Ele é mestre em Regência pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e bacharel em Música com Habilitação em Composição e Regência pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP).  

Mais informações:
Departamento de Música UFPE
(81) 2126.8318 

 

 

Data da última modificação: 14/03/2018, 14:43