Destaques Destaques

Voltar

I Festival de Ópera de Pernambuco ocupará o Teatro Santa Isabel de 9 a 24 deste mês

A iniciativa é do maestro Wendell Kettle, professor do Departamento de Música da UFPE

Com informações da assessoria do evento

O Teatro de Santa Isabel vai se tornar uma das mais importantes casas de ópera do país com a realização do I Festival de Ópera de Pernambuco, de 9 a 24 deste mês. A iniciativa do festival – evento de caráter inédito no Nordeste – é do maestro Wendell Kettle, diretor artístico-musical e regente da Sinfonieta UFPE e da Academia de Ópera e Repertório (AOR), com produção da Gárgula Produções. 

Foto: Divulgação

Apresentações colocam Pernambuco no roteiro dos grandes festivais de ópera

Segundo Wendell Kettle, que é professor do Departamento de Música da UFPE, o festival visa à valorização dos profissionais pernambucanos de ópera e a formação de público para as artes líricas; inserir Pernambuco no roteiro dos grandes festivais de ópera do País e coroar o reencontro e a redescoberta do amor dos pernambucanos pela ópera.

As óperas selecionadas para esse I Festival, foram selecionadas dentre as que já compõem o repertório da AOR: “Leonor”, do compositor recifense Euclides Fonseca, “Pagliacci”, de Ruggero Leoncavalo, e “Carmen”, de Georges Bizet. “Leonor” será apresentada nos dias 9 e 10 (às 20h), e 11 (às 18h). Já “Pagliacci” vai aos palcos nos dias 15 e 16 (às 20h), e 17 (às 18h). Encerra o festival “Carmen”, nos dias 22, 23 e 24 (sempre às 19h).

MAESTRO – Doutor em Regência Sinfônica e Operística pelo Conservatório Estatal “Rimsky-Korsakov” de São Petersburgo (Rússia), o maestro Wendell Kettle chegou a Recife em agosto de 2016 após ser aprovado no concurso para professor de Regência na UFPE. Desde então, tem transformado e dinamizado a vida operística na cidade: criou a Academia de Ópera e Repertório e a Sinfonieta UFPE, com os quais já realizou, ao longo desses três anos, sete concertos corais-sinfônicos com destaque aos compositores brasileiros: Villa-Lobos, Villani-Côrtes, padre José Maurício, Camargo Guarnieri e Ernst Mahle.

Data da última modificação: 07/08/2019, 14:57