Destaques Destaques

Voltar

Grupo de História apresenta leitura dramática da obra O Leão e a Joia no mês de agosto

Apresentações ocorrerão na UFPE e no Museu da Abolição

O Grupo de Estudos em História da África Contemporânea, chamado Afrika’70, ligado ao Departamento de História da UFPE, vai apresentar, nos dias 16, 23 e 28 de agosto, três sessões da leitura dramática de “O Leão e a Joia”, de autoria de Wole Soyinka, Prêmio Nobel da Literatura de 1986. Soyinka é um escritor nigeriano considerado o dramaturgo mais notável da África.

Sob coordenação da professora Luiza Reis e apoio do Museu da Abolição, do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFPE e do Bureau de Design da Universidade, a produção das apresentações contou com a participação de discentes do curso de História, especialmente aqueles vinculados à disciplina História da África, que, mais que discutir e analisar essa produção singular do teatro nigeriano, puderam investir num trabalho de vivência do texto, possibilitando aos futuros licenciados e bacharéis em história, a experiência da arte cênica. 

O espetáculo é apresentado com o auxílio de alguns recursos cênicos como a sonoplastia, resultado da colaboração de discentes do curso em licenciatura em Música da UFPE. Dramatizado na UFPE e no Museu da Abolição, “O Leão e a Joia” demonstra o potencial artístico de estudantes da UFPE e enleva uma produção dramática africana, criativa e de uma crítica mordaz, como o próprio Soyinka, um de seus mais proeminentes intelectuais. Resultado de um projeto de extensão, essa atividade do Grupo Afrika'70 foi aprovada pelo Edital de Apoio à Pesquisa em Criação Artística (2017-2018) da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc). 

Calendário

16/08 - Local: Museu da Abolição, às 15h

24/08 - Local: Biblioteca Central da UFPE, às 15h

28/08 - Local: miniauditório II do Centro de Artes e Comunicação (CAC), às 19h

Data da última modificação: 20/07/2018, 14:19