Destaques Destaques

Voltar

Graduada da UFPE ganha Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo

Reportagem premiada foi apresentada como trabalho de conclusão de curso em 2017

A jornalista Ana Roberta Amorim, graduada pela UFPE, recebeu na última terça-feira (30) o Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo na categoria Bacharéis/Estudantes de Jornalismo – Internet com a reportagem “A Cor da Minha Tela”. O Cristina Tavares é uma premiação promovida pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Pernambuco (Sinjope) e pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). A reportagem premiada foi apresentada como trabalho de conclusão de curso, em 2017, e teve a orientação da professora Adriana Santana, do Departamento de Comunicação (DCOM).

“A sensação de ganhar o prêmio foi a melhor possível. Eu fiquei muito feliz não apenas por mim mesma, pelo reconhecimento de um trabalho que foi muito detalhista, demorado e cansativo, mas também pela proposta e pela causa que eu defendo, que é a da representação de minorias na mídia (principalmente da comunidade negra)”, disse Ana Roberta, sobre a sensação de ter sido a vencedora. “Foi importante pra divulgação do site e pra esse olhar em cima de um assunto que ainda precisa ser muito discutido”, finalizou. Como a jornalista não pôde estar presente, o prêmio foi recebido por seu pai, José Roberto da Silva.

“A Cor da Minha Tela” fala sobre a representação de personagens negros nas telenovelas da Rede Globo do período de 1996 a 2016. Para isso, ela analisou mais de cem novelas, vendo não apenas a quantidade de negros, mas a importância deles para a trama. O trabalho também traz o depoimento de pesquisadores da área e de telespectadores sobre esses personagens.

OUTRA PREMIADALorena Barros, graduada em Jornalismo pela UFPE, também foi premiada com Cristina Tavares na categoria Bacharéis/Estudantes de Jornalismo – Texto com a reportagem “Mulheres que Ocupam”. A reportagem fala sobre a vida de algumas mulheres em ocupações pela cidade do Recife.

Data da última modificação: 05/11/2018, 15:36