Destaques Destaques

Voltar

Estudos em escrita criativa encerra temporada com lançamento

Lourival Holanda é o convidado da última edição do evento que reúne teoria literária, prática e troca de experiência sobre processos criativos

Da assessoria do evento

O professor Lourival Holanda é o escritor convidado para encerrar a temporada 2018 dos Estudos em Escrita Criativa. Integrante da Pós-Graduação em Letras da UFPE e da Academia Pernambucana de Letras, ele vai compartilhar detalhes do seu processo criativo, no próximo sábado (10), a partir das 10h, na Livraria Cultura do Shopping RioMar. Tendo “O fogo” como tema da última edição, o evento reúne teoria literária, prática e troca de experiência. As inscrições podem ser feitas pelo grupodeestudos.escritacriativa@gmail.com e custam R$ 100,00 (com meia-entrada para estudantes e professores).

Junto a nomes como Maria do Carmo Nino, Adriano Portela, Annie Muller e Luiz Roberto Amabile, Lourival Holanda participa também do grupo de escritores com textos assinados no livro “Sobre a escrita criativa II”, que será lançado ao final do encontro, a partir das 13h, em momento aberto ao público. A publicação foi organizada por Patricia Gonçalves Tenório e conta com textos de 25 escritores pernambucanos e gaúchos sobre o fazer literário.

Em suas 367 páginas, a coletânea aborda temas como personagens, solidão, memória, entre outros. É fruto do trabalho de Patricia, doutora em Escrita Criativa pela PUC-RS sob orientação do professor Assis Brasil, e responsável pelo grupo Estudos em Escrita Criativa que realiza encontros mensais sobre o tema em Recife e Porto Alegre. “Temos recebido escritores incríveis nesse percurso e tido contato com produções surpreendentes. Por isso, decidi, mais uma vez, reunir essas contribuições riquíssimas ao fazer literário”, explica a escritora, lembrando que o primeiro volume da coletânea foi lançado na última Bienal do Livro de Pernambuco, em 2017.

Patricia Gonçalves Tenório escreve prosa e poesia desde 2004 e tem 11 livros publicados, com premiações no Brasil e no exterior, entre elas, Melhor Romance Estrangeiro (2008) por “As joaninhas não mentem”, e Primo Premio Assoluto (2017) por “A menina do olho verde”, ambos pela Accademia Internazionale Il Convivio (Itália); Prêmio Vânia Souto Carvalho (2012) da Academia Pernambucana de Letras (PE) por “Como se Ícaro falasse”, e Prêmio Marly Mota (2013) da União Brasileira dos Escritores (RJ) pelo conjunto da obra. Mestre em Teoria da Literatura pela UFPE e doutora em Escrita Criativa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

Data da última modificação: 07/11/2018, 14:54