Destaques Destaques

Voltar

Escola Livre de Imagem realiza a Oficina de Curadoria e Crítica de Fotografia

As inscrições podem ser feitas via internet até o dia 6 de setembro

A Escola Livre de Imagem, incentivada pelo Funcultura, realiza a Oficina de Curadoria e Crítica de Fotografia. O curso é gratuito e voltado a fotógrafos, artistas, escritores e alunos de Fotografia. As inscrições podem ser feitas via internet, até o dia 6 de setembro. O preenchimento do formulário eletrônico não é garantia de vaga. Os selecionados, para as 30 vagas, serão divulgados, no dia 11 de setembro, no Facebook. Professores da UFPE estão entre os convidados do curso.

As aulas acontecerão, de 16 de setembro a 16 de outubro (às segundas e às quartas-feiras), das 18h30 às 21h30, no Centro Cultural Benfica, que fica na Rua Benfica, 157, bairro da Madalena, no Recife. A carga horária total será de 30 horas.

Os encontros serão conduzidos por Dani Bracchi, Eduardo Queiroga e Mateus Sá. Ao longo do curso, haverá convidados para contribuições sobre curadoria e crítica no âmbito da fotografia.

Três perspectivas serão abordadas. Uma delas é contextual, e o jornalista, professor da UFPE e crítico Eduardo César Maia ajudará na compreensão sobre o que é a crítica de arte e cultura na qual se insere a fotografia, a formação histórica do campo da crítica, seus tipos, critérios e principais questões. Outra linha de pensamento que será abordada diz respeito às questões estéticas que animam a produção contemporânea de imagens e para isso haverá a contribuição do filósofo e professor da UFPE Filipe Campello. 

Uma terceira perspectiva abordada neste curso é aquela que entende que criar e dar visibilidade a determinadas imagens é um ato político de crítica e curadoria que se exerce no âmbito da fotografia. Para falar sobre este tema, haverá a participação da jornalista e professora Fabiana Moraes, do Centro Acadêmico do Agreste (CAA)/UFPE.

Mais informações
escolalivredeimagem@gmail.com
Instagram

Data da última modificação: 26/08/2019, 14:34