Destaques Destaques

Voltar

Curso gratuito capacita jornalistas de todo o Brasil

O treinamento é a primeira iniciativa da Galápagos Newsmaking

Da assessoria da Galápagos

Estão abertas as inscrições para participar da Jornada Galápagos de Jornalismo. Trata-se de um curso gratuito (inclui deslocamento e hospedagem) para universitários ou profissionais formados em qualquer área e que tenham talento para produzir conteúdo jornalístico em plataformas digitais (podcasts, vídeos e textos) oferecido pela nova empresa de mídia da jornalista Alecsandra Zapparoli, ex-publisher da Editora Abril. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de abril.

Marcado para acontecer em São Paulo de 21 de julho a 1º de agosto, o treinamento é realizado em parceria inédita entre as maiores empresas de tecnologia do mundo. Google News Lab, Twitter, AmazonKindle e LinkedIn, entre outros, toparam compartilhar seu know-how em oficinas, debates e palestras em suas sedes na capital paulista. Também apoiam a iniciativa Ricardo Sales, do Mais Diversidade, e a empresa 2GetAmrop, uma das maiores redes globais de busca de talentos, referência na área em disseminar a importância da diversidade no ambiente corporativo.

A curadora responsável pela Jornada Galápagos de Jornalismo é a jornalista Giuliana Bergamo, escritora e repórter especial do Prêmio Claudia (2015 a 2018). Ela atuará com o jornalista Felipe Germano, que deixou a Superinteressante após três anos.

As inscrições devem ser feitas pelo site do curso. A seleção ocorre em duas etapas. Na primeira, serão escolhidas 200 pessoas espalhadas por todo o território nacional que devem ser entrevistadas ao vivo preferencialmente em suas localidades de origem. Desta segunda rodada, sairão 30 nomes eleitos para vir a São Paulo participar do evento presencialmente. Os outros 170 também terão acesso ao material do curso via vídeo.

Ao todo, são 80 horas de evento. Entre os temas a serem abordados estão: A importância e o custo do furo, O sangue novo e a alma da reportagem, Indicadores de qualidade editorial, Inteligência Artificial a favor do Jornalismo, O compromisso ético, A vez da voz: a notícia em podcasts e conteúdos de áudio, O colunismo social na era digital, Relevância X audiência, O impacto do jornalismo: dos grandes furos aos buracos de rua, e O fenômeno das fake news.

A Jornada Galápagos de Jornalismo é a primeira iniciativa da Galápagos Newsmaking, empresa de mídia recém-criada pela ex-publisher da Editora Abril, Alecsandra Zapparoli. Desde que deixou o cargo, há pouco mais de seis meses, a jornalista começou a formatar o negócio por acreditar na necessidade de produção primária de conteúdo jornalístico, ainda que sob o ponto de vista de modelo de negócio o momento seja altamente desafiador. 

Data da última modificação: 27/03/2019, 14:19