Destaques Destaques

Voltar

Conselho Nacional das Fundações de Apoio lança Rede de TV Digital

Inicialmente, 15 fundações de apoio, espalhadas por todas as regiões brasileiras, farão parte do projeto

Em busca de uma melhor divulgação dos trabalhos arduamente desenvolvidos pelas 132 universidades e institutos de ciência e tecnologia espalhados pelo país, o Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies) lançou, no dia 15 deste mês, a Rede TV Confies. Inicialmente, 15 fundações de apoio, espalhadas por todas as regiões brasileiras, farão parte do projeto, que consiste num serviço de TV OTT – Over the Top, ou seja, de difusão audiovisual pela internet. Confira a TV Confies na íntegra clicando aqui.

A Rede TV Confies é uma rede de apoio ao desenvolvimento da inovação, uma vez que muitas tecnologias desenvolvidas nas universidades sequer são conhecidas de empresários, governos, agentes públicos e outros usuários. Para se ter uma ideia, são 22 mil projetos de pesquisa por ano geridos pelas fundações, os quais envolvem mais de 60 mil colaboradores e bolsistas e que dificilmente encontram espaço na mídia.

Para a professora Suzana Montenegro, secretária executiva da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UFPE (Fade) e vice-presidente do Confies, o projeto terá impactos positivos em todo o sistema de CT&I. “Estou muito confiante com o sucesso desse novo projeto do Confies, a TV Confies. Acredito que isso representa uma nova perspectiva em termos de comunicação interna e externa, de divulgação de conteúdo e do que fazemos de fato nas fundações de apoio. A TV tem um papel fundamental no fortalecimento da atuação das fundações de apoio dentro do sistema nacional da ciência, da tecnologia e da inovação devido à tarefa de divulgar o importantíssimo trabalho feito diariamente por cada uma delas. Isso é bom para todo o sistema”, destaca.

O projeto conta com o apoio tecnológico do Coppe/UFRJ, desenvolvedor da Plataforma TVer. Segundo o pesquisador Sergio Duque Estrada, do laboratório responsável, “a TVer OTT se propõe a organizar e distribuir por categoria os conteúdos que, atualmente, se encontram dispersos na Internet, reforçando uma tendência de crescimento mundial das Redes de TV por afinidades, facilitando o acesso do espectador que busca um canal dessa natureza”.

A modalidade de TV OTT tem crescido exponencialmente no mundo inteiro, disputando com o mercado de TV aberta e por assinatura. Aqui no Brasil, um exemplo é a Netflix, serviço que distribui séries e filmes por demanda a uma clientela cada vez maior. A inserção das fundações de apoio nesse meio de disseminação de informações tende a ampliar e melhorar cada vez mais a imagem das mesmas e também do Confies perante o público, além de alcançar uma maior integração com os moldes atuais da comunicação e valorizar o trabalho árduo das fundações de apoio às universidades responsáveis por mais de 90% da pesquisa do país.

 

 

Data da última modificação: 20/03/2018, 14:12