Destaques Destaques

Voltar

Congresso Internacional de Arte e Educação com inscrições abertas

Em sua sexta edição, a iniciativa é realizada pelo Sesc em parceria com a UFPE, e acontece de 23 a 27 de julho

Da assessoria do Sesc

Estão abertas as inscrições para o VI Congresso Internacional Sesc de Arte e Educação, realizado pelo Sesc Pernambuco, em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Abordando como tema “Utopias Pedagógicas em Arte como Gesto de (Re)Existência”, a iniciativa acontece de 23 a 27 de julho, na UFPE.

A programação conta com mesas temáticas, apresentação de trabalhos de comunicações orais e artísticas, lançamento de livros e 25 cursos. Nesta edição, serão homenageadas a escritora, tradutora e professora Ingrid Dormien Koudela, uma das principais figuras no estudo da didática do teatro, e a arte/educadora Rosa Vasconcellos, pela sua contribuição para reestruturação das formas de emprego da arte enquanto agente de transformação social no Estado.

Os interessados em participar podem se inscrever até o dia 20 de abril, através do site www.sescpe.org.br, onde é possível consultar a programação completa. O custo é de R$ 80 (estudantes) e R$ 160 (professores). Participam das conferências palestrantes de Pernambuco e de estados como São Paulo, Ceará, Rio Grande do Norte, Goiás e de países como Espanha, Alemanha, Portugal e Argentina. Entre os nomes estão: Danilo Miranda (SP), Ana Mae Barbosa (SP), António Ângelo Vasconcelos (Portugal), Gabriela Bom (RN), Florian Vassen (Alemanha), Gal Martins (SP), Ricard Huerta (Espanha) e Dayse Moura (PE). No dia 24 de julho, programação especial com a “Mesa de Afetos”, sobre as homenageadas do congresso e com mediação de Everson Melquíades e Igor de Almeida da Silva.

“Este ano o congresso traz como novidade três palestras simultâneas por dia, sempre no turno da manhã, e 25 cursos com representações importantes na área nacional e internacional, voltados para atualização dos processos de ensino e aprendizagem de estudantes e pesquisadores da área”, explica a supervisora de Cultura do Sesc Piedade, Rúbia Lopes. A expectativa de público é a de mais de 600 pessoas, entre alunos e docentes.

Estarão em pautas durante os dias de congresso debates como “O ensino de artes visuais e resistência”, “Arte/Educação e diferença: por uma pedagogia intercultural”, “O ensino de artes na educação básica: avanços e retrocessos” e “Ação cultural contextos e processos”. Após a inscrição para o congresso, os participantes podem submeter seus trabalhos para apresentação até o dia 20 de abril nas mesas temáticas de comunicações orais e artísticas e ainda escolher um dos 25 cursos para participar, de acordo com a ordem de inscrição e o limite de vagas. Na grade de cursos serão trabalhados temas que envolvem a Pedagogia nas Artes Visuais, na Dança, Performance, Música, Teatro, Literatura, Circo, entre outras.

Mais informações
(81) 3361.0097

Data da última modificação: 14/03/2018, 20:02