Destaques Destaques

Voltar

Concerto coral-sinfônico “Cláudio Santoro 100 Anos” é apresentado no domingo (3)

A Sinfonieta UFPE e o Coro da Academia de Ópera e Repertório vão se apresentar no Teatro de Santa Isabel

Da assessoria do evento

A Sinfonieta UFPE e o Coro da Academia de Ópera e Repertório apresentam no próximo domingo (3), às 19h, no Teatro de Santa Isabel, o Concerto Coral-Sinfônico “Cláudio Santoro 100 anos” na série “Grandes Mestres da Música Clássica” – Temporada 2019, em comemoração ao centenário de nascimento do célebre compositor brasileiro. A direção artística e a regência são do maestro Wendell Kettle, professor do Departamento de Música da UFPE. Os ingressos custam R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia entrada).

Foto: Diego Martins 

Homenageado é um dos grandes ícones da música erudita brasileira

“É um prazer muito grande poder realizar um concerto como esse, pois iremos celebrar um dos nossos mais importantes compositores apresentando ao público pernambucano um programa com estreias nordestinas da obra do Santoro: o ‘Concerto para Viola e Orquestra’, a ‘Sinfonia N.º 4’, sem contar o ‘Frevo’ – uma linda estilização do mais tradicional dos ritmos pernambucanos”, comenta o maestro.

Cláudio Franco de Sá Santoro nasceu em Manaus (AM), em 23 de novembro de 1919 e faleceu em Brasília, em 27 de março de 1989. Compositor, regente, violinista e professor, é um dos grandes ícones da música erudita brasileira. Entre os compositores eruditos brasileiros do século XX, Cláudio Santoro é um dos que obteve maior projeção internacional. Produziu uma obra profícua e variada, experimentando diversos estilos e técnicas de composição. Sua carreira artística reflete ainda os embates estéticos e políticos que marcam a música desse século no Brasil e no mundo. Santoro aproxima-se de várias tendências no decorrer da vida, mas sempre mantendo um estilo próprio, caracterizado pela prevalência da linha melódica (atribuída pelos críticos a sua ascendência italiana e à formação violinística) e pela riqueza timbrística (fruto, segundo o próprio Santoro, de seu trabalho como orquestrador de rádio e cinema).

Neste concerto, serão apresentadas as obras: Frevo, a estreia nordestina do Concerto para Viola e Orquestra, tendo, como solista, o violista Sávio Santoro, professor do Departamento de Música da UFPE, e a Sinfonia nº 4, para coro e orquestra, intitulada “Sinfonia da Paz”, cujo 3º movimento é uma grande celebração à paz, com trechos do “Poema da Paz”, de Antonieta Dias de Morais e Silva, cantado pelo coro.

Data da última modificação: 30/10/2019, 14:00