Destaques Destaques

Voltar

Benfica recebe oficina e residência artística do festival internacional de teatro Câmbio

Oficina será sobre “Como internacionalizar seu projeto: Mercados e estratégias de artes cênicas”

Prestes a apresentar sua primeira edição, que inicia na terça-feira (4), o festival de artes cênicas Câmbio FIT-PE (Festival Internacional de Teatro de Pernambuco) surge com a proposta de preencher uma lacuna existente nos demais festivais da área no Estado com foco exclusivo na ideia de intercâmbio com artistas e produtores internacionais. A ideia, capitaneada pela atriz e produtora Paula de Renor, que durante 17 anos trabalhou no Janeiro de Grandes Espetáculos, conduzindo justamente a parte internacional do festival, terá atividades abrigadas pela UFPE por meio do Centro Cultural Benfica. 

A primeira delas é a oficina “Como internacionalizar seu projeto: Mercados e estratégias de artes cênicas”, ministrada pela produtora espanhola Iva Horvat, que é dona de uma agência de distribuição e desenvolvimento de estratégias nas artes cênicas e está à frente de projetos artísticos de repercussão mundial. O curso abordará tópicos como as estratégias de distribuição, mercados, focos de visibilidade e networking. A ação acontecerá no Centro Cultural Benfica, de quarta-feira (5) até o próximo domingo (9), das 14h às 18h, e custa R$ 130. É direcionada a artistas, produtores, gestores e curadores em artes cênicas. 

A segunda atividade é a residência artística com a atriz polonesa Anna Karasinska, que ocupará o Teatro Joaquim Cardozo entre os dias 10 e 21 de setembro. A ideia é que a atriz desenvolva com os participantes da residência um conteúdo que “queira” ser expresso a partir da vivência coletiva nesses dias. “As residências artísticas são fundamentais para a experimentação artística e um instrumento indispensável na construção e dinamização de novos públicos para a arte e para a cultura”, avalia Paula de Renor. A atividade é voltada para atores, bailarinos e dançarinos profissionais e é gratuita. O resultado do processo será apresentado ao público no dia 21, às 19h, no palco do Joaquim Cardozo.