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Alunas de Pedagogia levantam perfil de docentes do CAA, CAC e CCJ da UFPE

O levantamento de informações acerca da formação e experiência profissional envolveu 518 professores

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de graduação de Pedagogia da UFPE, desenvolvido pelas estudantes Dayliane Oliveira da Silva Martins e Tâmara Ellen da Silva Cunha, a fim de delinear o perfil acadêmico-profissional do professorado do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), do Centro de Artes e Comunicação (CAC) e do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), todos da UFPE, identificou que a pós-graduação stricto sensu (mestrado) é condição central para a inserção, bem como continuidade na atividade docente no magistério superior.

O artigo “Profissionalização docente na universidade: perfil acadêmico-profissional de professores da UFPE”, realizado sob a orientação da professora Kátia Maria da Cruz Ramos, aponta, ainda, o aparecimento de uma formação paralela como garantia de continuidade na atividade docente, no caso daqueles que acumulam a docência com a atividade da formação inicial. “E tal acumulação marcadamente caracteriza o perfil docente de professores da UFPE que atuam nos cursos de Direito e de Medicina”, atesta o trabalho.

Na defesa do TCC, que é vinculado ao campo da Pedagogia Universitária e é fruto de um levantamento de informações acerca da formação e experiência profissional de 518 professores, cujos currículos encontram-se disponibilizados na Plataforma Lattes, estiveram presentes Márcia Regina Barboa (professora da disciplina TCC), Kátia Maria da Cruz Ramos (orientadora do trabalho), Maria da Conceição Carrilho de Aguiar (avaliadora do trabalho) e as concluintes Tâmara Ellen da Silva Cunha e Dayliane Oliveira da Silva Martins.

Data da última modificação: 23/08/2017, 16:26