Destaques Destaques

Voltar

“Terça em Cena” retoma atividades aproximando a produção de alunos do curso de Teatro da UFPE do público pernambucano

Projeto de extensão promove espetáculos no Teatro Milton Baccarelli e oficinas gratuitas de cênicas

Da assessoria do projeto

O curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Pernambuco é um celeiro de futuros artistas, professores e pesquisadores cujas contribuições oxigenam constantemente as artes de Pernambuco e do Brasil. Sempre interessados em estreitar as trocas com a comunidade acadêmica e também fora dos muros da Universidade, os alunos retomam neste mês o projeto “Terça em Cena”. A iniciativa propõe, até o fim deste ano, a apresentação de um espetáculo por mês (com exceção de novembro) e, na semana seguinte, a realização de uma oficina aberta ao público. Para abrir a programação, foi selecionada a peça “Na Bagagem Poesia”, a ser apresentada no dia 23 deste mês, às 19h, no Teatro Milton Baccarelli, localizado no Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE. Todas as ações são gratuitas. Para este espetáculo, os ingressos serão distribuídos uma hora antes da apresentação.

Foto: Divulgação

Histórias de saudade, amor e infância no palco do Teatro Milton Baccarelli

Projeto de extensão realizado em parceria com o Festival de Teatro do Agreste (Feteag), o “Terça em Cena” teve sua primeira edição em 2019, por iniciativa dos estudantes, e teve uma edição on-line, em 2021, por conta da pandemia. E são os discentes a força motriz da ação, com participação em todas as áreas (coordenação, produção, mediação, comitê curatorial e comunicação), cuja dinâmica remete a um minifestival. Neste retorno de atividades, foi lançado um edital no Instagram do projeto (@tercaemcenaufpe) aberto para grupos e artistas vinculados ou não à UFPE.

Todos os projetos selecionados passaram pelo crivo de uma equipe multidisciplinar formada por 20 pessoas, entre alunos e egressos do curso de Licenciatura em Teatro da UFPE, professores e artistas da cena pernambucana. Além de apresentarem-se, os artistas oferecem para um número limitado de pessoas uma oficina. Ao final de cada peça, também haverá uma mediação para se conversar sobre a obra assistida. O objetivo do projeto é investir na formação de público, além de estreitar os laços da sociedade com a universidade.

Por isso, todas as apresentações e oficinas acontecerão no Teatro Milton Baccarelli, que foi reinaugurado em maio deste ano. O equipamento, além de um importante palco para a cidade, também é um espaço de aprendizagem, onde são realizadas várias atividades práticas do curso. Os discentes e professores desejam que o equipamento seja cada vez mais apropriado pela população e tenha sua potência ativada pelos artistas e pelo público.

ESPETÁCULO – Selecionado para marcar o retorno do “Terça em Cena”, o espetáculo “Na Bagagem Poesia” é encenado pelas atrizes Camila Mendes, Kadydja Erlen e Larissa Alves. Na obra, as artistas abordam histórias de saudade, amor e infância, costurando-as com suas relações com as cidades onde nasceram e por onde passaram, do Sertão do Pajeú ao Recife. Através das personagens Antônia, Bia e Helena, elas convidam o público a ouvir suas andanças regadas de ancestralidade, tendo como base as músicas do grupo Em Canto e Poesia, de São José do Egito. A direção é de Silvia Góes, que assina a dramaturgia com Camila Mendes.

No dia 30 deste mês, Camila, Kadydja e Larissa ministram a oficina “Quanta poesia cabe na sua bagagem?”, com 20 vagas, que tem como proposta resgatar a poesia que habita em cada pessoa, ajudando a vivenciar e entender os processos de criação do espetáculo “Na Bagagem Poesia”. A oficina visa mostrar como esse processo se deu, passear um pouco pela construção corporal e experimentar a escrita intuitiva como caminho para uma dramaturgia.

Data da última modificação: 18/08/2022, 18:11