Destaques Destaques

Voltar

UFPE tem representação na Campanha Urbana Mundial da ONU-Habitat

A professora Circe Gama Monteiro, do DAU e do MDU, foi eleita copresidente para a área de Pesquisa e Academia para um mandato de dois anos

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) tem uma representação na World Urban Campaign (WUC)/Campanha Urbana Mundial, da UN-Habitat/ONU-Habitat. A professora Circe Gama Monteiro, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano, foi eleita copresidente para a área de Pesquisa e Academia para um mandato de dois anos. Ela e os demais eleitos para diversas áreas foram apresentados hoje (3) durante a Assembleia Geral da WUC, via internet.

A Campanha Urbana Mundial é uma coalisão de parceiros independentes, cujas metas são apoiar a ONU-Habitat a divulgar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030 e implementar a Nova Agenda Urbana. O grupo abraça a ideia de cidades inclusivas, equitativas, democráticas, coesas e sustentáveis. Promove a cidade bem planejada, com trânsito seguro e que traga o bem-estar à população. Para isso, a Campanha Urbana Mundial busca não somente atividades de conscientização e diálogos, mas também visa a estabelecer parcerias e financiamentos para fomentar políticas e programas para alcançar os ODS. Os parceiros tomam decisões em um Comitê Diretor e são liderados por presidentes e copresidentes.

“Eu espero que essa representação venha não só fazer uma articulação internacional de parcerias entre diversas universidades, mas também seja uma campanha que esteja impactando internamente a Universidade, de como esses Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estão refletindo nos ensinos, nas pesquisas, nas atuações da UFPE em todos os seus departamentos”, explicou a professora Circe Monteiro, que coordena o Lattice e a rede de pesquisadores Inciti – Pesquisa e Inovação para as Cidades, ambos da UFPE. “Há uma necessidade muito grande da geração desses conhecimentos transdisciplinares e de que a universidade esteja muito mais ativa junto com a sociedade nesses processos de transformação”, completou.

A docente participa das atividades da World Urban Campaign desde o seu lançamento, em 2010, durante o 5º Fórum Urbano Mundial, realizado no Rio de Janeiro. A WUC, coordenada pela ONU-Habitat, compreende atualmente mais de 200 organizações parceiras de diversos países.

A eleição dos presidentes e copresidentes da WUC Partner Constituent Group (PCG) foi realizada on-line, de 20 a 25 de outubro. Os eleitos são oriundos de diversos países e irão exercer a função por um período de dois anos.

Mais informações
Professora Circe Gama Monteiro

monteiro.circe@gmail.com

Data da última modificação: 04/11/2020, 08:26