Destaques Destaques

Voltar

UFPE concede título de Doutora Honoris Causa à arte-educadora Noêmia de Araújo Varela

Noêmia Varela trabalhou em parceria com nomes como o educador Paulo Freire e os médicos psiquiatras Nise da Silveira e Ulysses Pernambucano

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) vai conceder o título de Doutora Honoris Causa para a professora e arte-educadora Noêmia de Araújo Varela no próximo dia 12, às 16h, no Auditório Reitor João Alfredo, na Reitoria. Nascida em 1917, a fundadora da Escolinha de Arte do Recife faleceu há dois anos, aos 99 anos, e a homenagem será recebida pela atual diretora da instituição, Maísa Silva. Todo o acervo pessoal da docente se encontra na escolinha.

 

Foto: Reprodução/YouTube

Homenageada faleceu há dois anos, aos 99 anos de idade

A professora foi aluna da primeira turma do curso de Pedagogia da então Faculdade de Filosofia do Recife, da Universidade do Recife, que deu origem à UFPE. A proposta do título foi do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE). “Dona Noêmia foi uma das mulheres que transformou a educação brasileira e o título vem para dar visibilidade à sua história e reafirmar a sua importância”, afirma o professor Everson Melquíades, do DMTE e diretor pedagógico da escolinha.

Para ele, a arte-educadora teve cinco grande méritos: nos anos 1940, ampliar o campo do ensino da arte, antes restrito ao desenho, para abranger todas as artes visuais; criar o primeiro curso de formação de arte-educadores, com núcleos em Pernambuco, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro; introduzir a arte na educação de crianças com deficiência, há mais de 70 anos; iniciar o ensino de dança e teatro para crianças de escolas públicas; e valorizar a arte infantil, mostrando que criança também produz arte.

“Ela abria a mente das crianças para outras possibilidades, por meio do canto, da pintura, do desenho, da dança”, ressalta Melquíades, lembrando que a Escolinha de Arte do Recife sempre teve uma relação próxima com a UFPE. Noêmia Varela trabalhou em parceria com nomes como o educador Paulo Freire e os médicos psiquiatras Nise da Silveira e Ulysses Pernambucano. “A professora é o grande marco divisor da arte-educação da América Latina”, completa.

VÍDEO – Assista a depoimento de Noêmia Varela sobre o Movimento Escolinhas de Arte e Arte/Educação no Brasil que faz parte do vídeo da Exposição intitulada “Noêmia Varela: uma vida, fazeres e pensares”.