Destaques Destaques

Voltar

Terá início na próxima terça-feira (17) a exposição virtual “Tramações”

Projeto que durará até dezembro é idealizado por professora de Artes Visuais da UFPE

A partir de terça-feira (17), terá início a 3ª edição da exposição coletiva “Tramações”. A mostra foi idealizada pela artista, pesquisadora e professora Luciana Borre, professora do Departamento de Artes Visuais da UFPE, junto a um grupo de 4 artistas e 16 estudantes de graduação da instituição. Devido à pandemia do coronavírus, a exposição acontecerá de forma virtual através dos perfis do IAC Benfica, Galeria Capibaribe, Tramações e Galpón Gráfico Quintana Conforti no Instagram, e se estenderá até o dia 17 de dezembro.

Em 2020, a 3ª edição de “Tramações” foi desenvolvida sob a temática “A memória e o têxtil” e conta com a participação de 70 artistas oriundos de diversas regiões do país e do exterior. Juntas/os queremos pensar: um processo ancestral de criação com linhas, agulhas e tecidos sobrevive ao tempo? Que memórias podem evocar um processo de criação têxtil? Quais visualidades ecoam nas materialidades do campo da arte têxtil? Quais possíveis fraturas podem se consolidar no campo da arte têxtil? Como memórias individuais – reais e/ou ficcionais – podem transbordar na/em relação com o outro? Como memórias autobiográficas ganham força nos campos das micro e macropolíticas em tempos de isolamento social?

A exposição coletiva “Tramações” foi concebida por meio de ações compartilhadas de curadoria, expografia, processos de criação em artes visuais e mediação cultural. Foram vivências poéticas no campo virtual que mesclaram trajetórias de vida e arte, imersões em leituras sobre cultura visual, gênero e sexualidades, protagonismo na produção de imagens e discussões sobre a construção social da experiência visual e seus impactos econômico, político, cultural, tecnológico e emocional.

Este projeto contou com a fomentação da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFPE, por meio dos editais de Apoio à Pesquisa em Criação Artística/2020 e Pibex/2020. E ainda, contou com o apoio da Secretaria de Ciência e Produção da Faculdade de Artes da Universidade Nacional de Córdoba/Argentina.

Mais informações
Professora Luciana Borre

lucianaborre@yahoo.com.br 

Data da última modificação: 13/11/2020, 18:05