Destaques Destaques

Voltar

Sessão especial do Documentário Bora Ocupar ocorrerá no Cine São Luiz

Filme conta a história das ocupações de escolas em Recife e é fruto de projeto de extensão da UFPE

Foto: Divulgação

Filme é fruto de projeto de extensão vinculado ao Departamento de Serviço Social

No dia 17 deste mês, às 19h30, o documentário “Bora Ocupar” será exibido no Cine São Luiz, seguido de um debate com entrevistados e realizadores. O filme registra o movimento de ocupações de escolas que, em 2016, se levantou contra a Proposta de Emenda Constitucional do Teto dos Gastos (PEC 55), a Reforma do Ensino Médio e o projeto Escola Sem Partido. No país, foram mais de mil ocupações. No Recife, o movimento se iniciou no dia 7 de novembro de 2016, com a ocupação da Escola Estadual Cândido Duarte e prosseguiu até o dia 9 de janeiro de 2017, quando se encerrou a ocupação da Escola Municipal Nilo Pereira. Os ingressos custarão R$ 3 (meia), R$ 6 (inteira) e há uma lista de gratuidades para participantes do movimento estudantil e popular.

O filme é fruto de um projeto de extensão vinculado ao Departamento de Serviço Social da UFPE. Envolveu a participação de estudantes dos cursos de Serviço Social, História, Psicologia, Ciências Sociais, Letras, Artes Visuais, Cinema e Rádio, TV e Internet. A interdisciplinaridade garantiu uma rica troca de experiências e saberes.

As entrevistas são majoritariamente dos próprios ex-ocupantes que relatam sua vivência e refletem sobre a conjuntura política do país, o combate ao autoritarismo e ao corte no orçamento da Educação, com suas consequências privatistas. Promovem a reflexão sobre o papel da educação e da participação dos estudantes no cotidiano escolar. Apontam as relações de negociação e repressão estabelecidas com o poder público. Nas falas, erguem a defesa da democracia direta e da liberdade de ensino, crítica e pensamento. Mostram também, a aspiração a uma escola (e sociedade) sem discriminações e preconceitos. A solidariedade em torno do movimento é retratada por meio de entrevistas com apoiadores e familiares, explicam os realizadores.

A iniciativa foi apoiada pelo Marco Zero Conteúdo, Núcleo de Documentação dos Movimentos Sociais (Nudoc) e Laboratório de Imagem e Som (LIS) da UFPE. A trilha sonora conta com músicas de Siba, Bnegão, OQuadro, Freveribe, Kiko Dinucci, Beto Villares e Fernando Assunção.

Ficha técnica

Documentário “Bora Ocupar”
Direção e Produção: Soraia de Carvalho (professora do Departamento de Serviço Social/UFPE)
Roteiro e entrevistas: Laércio Portela e Soraia de Carvalho
Direção de Fotografia: Carol Santino (estudante de Rádio, TV e internet na UFPE)