Destaques Destaques

Voltar

Semana de Rádio, TV e Internet da UFPE irá debater produção e mercado no mundo virtual

Primeira edição virtual do evento ocorre de 3 a 6 de novembro, com oficinas e debates gratuitos

Da assessoria do evento

De 3 a 6 de novembro, ocorre a 7ª edição da Semana de Rádio, TV e Internet da UFPE, que será realizada pela primeira vez de modo totalmente virtual para respeitar as regras de distanciamento social devido à pandemia do novo coronavírus. O evento será gratuito e poderá ser acompanhado, ao vivo, das 14h às 18h, pelo Google Meet. As inscrições podem ser feitas on-line e dão direito a certificado para os participantes.

O tema desta edição será “Plataformização da Cultura: Produção e Mercado para Além do Físico”. O público-alvo são os estudantes da UFPE e demais interessados no mercado cultural e de comunicação. As vagas são limitadas.

O evento contará com sete oficinas e quatro mesas de debate com convidados de diversas áreas. No primeiro dia (3), o evento trará oficina de produção de podcast com a professora Cecília Almeida e mesa de conversa sobre redes sociais e cultura do cancelamento com participação da blogueira Krishna e do professor de Sociologia da Comunicação Thiago Soares e mediação da produtora de conteúdo Dandara Pagu.

Na quarta-feira (4), o público poderá se inscrever nas aulas sobre produção musical a baixo custo, com Benke Ferraz, músico integrante da banda goiana Boogarins, ou sobre audiodescrição, com a radialista Priscila Xavier. Haverá ainda debate sobre mulheres na comunicação, com participação de Patrícia Palumbo, Roberta Martinelli e Adelaide Oliveira e mediação da professora Soraya Barreto.

O terceiro dia de programação vai contar com a oficina “Frente a Frente com as Câmeras”, com o projeto TV na Prática, e uma aula sobre memes como estratégia para mídias sociais, com Davi Moraes, criador e integrante da página Saquinho de Lixo. O debate da quinta-feira vai abordar o tema “Comunicação Popular”, com mediação do produtor cultural Roger de Renor e participação de Edson Fly, do Jornal da Maré da Comunidade Caranguejo Uçá, e também Cidicley Fagne, do Coletivo Favela News.

No último dia (6) da 7ª edição da Semana de Rádio, TV e Internet da UFPE, os inscritos poderão participar das oficinas sobre fotografia criativa, com Clarissa Ribeiro, também conhecida como A Menina da Câmera, ou sobre “Como Tirar seu Produto Cultural do Papel – Orientações de Produção Executiva”, com a produtora de eventos Fernanda Batista, do projeto Mulheres na Produção. A mesa de conversa do dia vai falar sobre o “Futuro do Mercado Cultural Pós Pandemia” com os produtores culturais Gutie, do Festival Rec-Beat; Ana Garcia, do festival No Ar Coquetel Molotov; e Gabriel Andrade, do Festival Coala. A mediação dessa mesa fica por conta da radialista Gabriele Alves, integrante do Coletivo Radialivres.

Além disso, o evento também conta com o momento cultural “Sexta de Bolso”, uma extensão com um viés de entretenimento que vai encerrar a programação com atrações musicais em um formato de “festa virtual”. 

A Semana de Rádio, TV e Internet da UFPE é totalmente organizada por estudantes da graduação e promete ampliar a formação acadêmica dos alunos indo além dos limites da sala de aula. O evento tem como objetivo marcar o calendário acadêmico, aproximar os discentes virtualmente e trazer assuntos interessantes para estimular os participantes a pensar o futuro do mercado de comunicação.

Programação

03/11
Oficina de “Produção de Podcast”
Com a professora Cecília Almeida
Das 14h às 15h50

Mesa com o tema “Redes Sociais e Cultura do Cancelamento”
Com a influencer Krishna, o professor Thiago Soares, do Departamento de Comunicação da UFPE, e mediação da comunicadora digital e produtora cultural Dandara Pagu
Das 16h às 18h

04/11
Oficina de “Audiodescrição”
Com a radialista Priscila Xavier
Das 14h às 15h50

Oficina de “Produção Musical a Baixo Custo”
Com Benke Ferraz, integrante da banda Boogarins
Das 14h às 15h50

Mesa sobre “Mulheres na Comunicação”
Com participação da jornalista Adelaide Oliveira, da jornalista e radialista Patrícia Palumbo e da apresentadora e radialista Roberta Martinelli. Mediação da professora Soraya Barreto, pesquisadora de temáticas ligadas aos Estudos de Gênero, Feminismos, Consumo e Mídia
Das 16h às 18h

05/11
Oficina de “Frente a Frente com as Câmeras”
Com Thiago Hazin e Everson Teixeira, integrantes do projeto TV na Prática
Das 14h às 15h50

Oficina de “Memes como Estratégia para Mídias Sociais”
Com Davi Moraes, integrante da página Saquinho de Lixo
Das 14h às 15h50

Mesa sobre “Comunicação Popular”
Com Cidicley Fagne, do Coletivo Favela News, e Edson Fly, do Jornal da Maré da ação comunitária Caranguejo Uçá. Mediação de Roger de Renor, produtor cultural, ator e comunicador popular
Das 16h às 18h

06/11
Oficina de “Como Tirar seu Projeto Cultural do Papel – Orientações de Produção Executiva”
Com Fernanda Batista, produtora executiva e criadora do projeto “Mulheres na Produção”
Das 14h às 15h50

Oficina de “Fotografia Criativa”
Com Clarissa Ribeiro, fotógrafa e conhecida como A Menina da Câmera
Das 14h às 15h50

Mesa sobre “Futuro do Mercado Cultural Pós Pandemia”
Com os produtores culturais Gutie, do festival Rec-Beat (PE), Gabriel Andrade, do Coala Festival (SP), e Ana Garcia, do festival No Ar Coquetel Molotov (PE). Mediação da radialista Gabriele Alves
Das 16h às 18h

Mais informações
Instagram da VII Semana de Rádio, TV e Internet da UFPE 

Data da última modificação: 29/10/2020, 15:26