Destaques Destaques

Voltar

Semana da Dança 2022 - A Dança é um direito: na escola e no mundo

A semana da dança vai começar! Celebrando as diferenças, dançando todas as cirandas, com todas as cores!

 

Mural feito pelo aluno em Licenciatura Dança @marcianof_, ilustrador e grafiteiro.

 

A semana da dança vai começar! Celebrando as diferenças, dançando todas as cirandas, com todas as cores! Veja a programação abaixo, compartilhe e prestigie.

 

 25/04 19h (remoto – canal UFPE)

Roda de conversa 1: Direito à Dança: contribuições éticas e estéticas da dança à sociedade brasileira

Convidades: Carol Vergolino, Elizama Messias e Marise Siqueira

Mediação: Jefferson Figueiredo

Carol Vergolino é mãe, feminista antirracista e codeputada estadual pela mandata coletiva das Juntas Codeputadas. Jornalista de formação, produtora e realizadora do audiovisual, é militante da cultura em Pernambuco, tendo integrado espaços como o Conselho Estadual de Cultura. É cofundadora da campanha Meu Voto Será Feminista. Membra da partidA e do coletivo "Agora É Com A Gente".

Elizama Messias é professora, produtora cultural, especialista em museus, comunidades e identidades. Mestra e Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFPE. Coordenadora Pedagógica da Escola Municipal de Arte João Pernambuco. É também Coordenadora Executiva do Laberer/UFPE.

Marise Siqueira é advogada com atuação na área cultural, especialmente, na Dança. Formada em Ballet Clássico pela Escola João Luiz Rolla, em Porto Alegre/RS, atuou como bailarina nas Cias. Ballet de Câmara do Sul, Grupo Mudança e Ballet Oficina. “Artivista”, compõe a Diretoria da Associação Cultural Articula Dança - RS e da Associação Fórum Nacional de Dança e atua no coletivo ATAC – Articulação dos Trabalhadores das Artes da Cena pela Democracia e Liberdade.

 

27/04 (presencial)

De.sa.ce.le.ra: oficina de alongamento, relaxamento e toque.

Será ministrada pela artista-docente Ana Marques, visando o alongamento e mobilização do tecido muscular e fascial, o relaxamento e redução da ansiedade. Serão realizadas também algumas vivências de toques e massagens, possibilitado encontros e conexões com seu próprio corpo, com o outro e com o ambiente. Vamos diminuir o ritmo?

Horário: 16:30 às 18:30 horas; Local: Sala 44

Material que os alunos precisarão levar: uma canga, ou tolha ou tecido para se deitar no chão; garrafinha de água para se hidratar; creme hidratante; álcool para higienização das mãos; máscaras (uso obrigatório).

Roupa adequada: short e top, ou outra que deixe a sua pele mais exposta para massagem.

Ana Marques é artista-docente do curso de Dança da UFPE, mãe, doutora em Educação Física, especialista em Dança, líder do grupo de pesquisa PesquisARTES: interseções entre arte, inclusão, saúde e qualidade de vida. Atuou vários anos com professora e pesquisadora sobre exercícios voltados para o relaxamento, flexibilidade e mobilidade de idosos visando a sua qualidade de vida, além de suas aplicações na área da dança, performance e saúde.

 

Mostra Coreográfica

Nome do intérprete-criador

Nome do trabalho artístico

Duração

Horário

Local

Irla Sab

Ora Yê Yê Ô

8 min

19h

Exibição na Ana Regina

Márcia Virgínia

Meu nome

sou Eu?

20 min

19h10

Sala Ana Regina

Ju Zacarias

Ritmos do Oeste

da África

15 min

19h30

Sala Ana Regina

Kailah Rebeca

MARCA

3 min

 

Área externa do CAC

Ana Beatriz Rijo

D e s l u m b r a r

4 min

20h

Jardim Interno do CAC

Márcio Fellipe

Baile

10 min

20h10

Hall do CAC

Liane Rafaelly

La Ursa

10 min

20h20

Hall do CAC (cortejo)

 

 

29/04 19h (remoto – canal YouTube da UFPE: www.youtube.com/c/UFPEoficial)

Roda de conversa 2: Dança e atuação profissional: a experiência dos egressos do Curso de Dança/UFPE na rede pública

Convidades: Hayala César, Roberto Nascimento e Simone Santos

Hayala César é passista de frevo, professora, pesquisadora e artista da dança. Licenciada em Dança pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestra em Artes pelo Programa Profissional de Mestrado em Artes (PROF-ARTES/UFPB). Há sete anos atua como professora efetiva de dança na prefeitura municipal de João Pessoa (PMJP).

Roberto Nascimento é artista da dança, professor, pesquisador e gestor de patrimônio. Licenciado em Dança na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é especialista em Ensino de Artes e mestrando em Arte-educação pela Universidade de Jaén (Espanha), onde pesquisa dança e educação. Atua como professor de Artes na Rede Municipal de Igarassu-PE, desde 2012. É membro do Projeto Interior Junino e brincante da Quadrilha Junina Raio de Sol.

Simone Santos é artista, pesquisadora e educadora. Licenciada em Dança pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), especialista em Artes e Tecnologias pela UFRPE e mestranda em Artes Cênicas pela UFRN. Atualmente, é professora de Artes do Estado de Pernambuco, atuando no ensino fundamental e médio.

Mediação: Diogo Lins