Destaques Destaques

Voltar

Relicários traz o grupo Canção Brasil no próximo domingo

Concerto será realizado na Estação Central Capiba – Museu do Trem

Da assessoria do evento

O “Relicários: Memórias Do Som”, série de 16 recitais de música clássica iniciado em junho, muda de casa a partir de seu concerto no próximo domingo (4). O grupo Canção Brasil fará a primeira apresentação do projeto na Estação Central Capiba – Museu do Trem, às 11h. A iniciativa é incentivada pelo Funcultura, Fundarpe e Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco e os ingressos custam R$ 2,00 (meia a R$ 1,00) com renda revertida para o Lar Fabiano de Cristo.

A mudança de casa (até outubro as atuações eram no Museu de Arte Sacra, em Olinda) coincide com as comemorações dos 130 anos da Estação Central Capiba – Museu do Trem, que terá toda uma programação especial de aniversário, com a segunda edição do “Novembro musical” e com o lançamento do catálogo do museu em dezembro. A intenção de trazer para este belo espaço é uma ideia antiga, diz Márcia Chamixaes, coordenadora do Museu do Trem. “O Relicários se incorpora perfeitamente ao nosso objetivo”, destaca.

Foto: Divulgação

Grupo vai apresentar peças de canção de câmara

A sala multiuso será o palco do Canção Brasil. Ela conta com cem assentos. O projeto levará quatro concertos ao local até o final do ano, quando finaliza. O programa é uma boa pedida para aqueles que pedalam aos domingos e para os que vão em carro, que podem estacionar na Casa da Cultura.

CANÇÃO BRASIL – O grupo Canção Brasil é integrado pelos cantores Tarcyla Perboire (soprano), Isaac Pedro (tenor), Luiz Kleber Queiroz (barítono) e pelo pianista Bruno Mota. Ele foi formado em 2016 e seu trabalho é fruto da pesquisa do Núcleo de Estudos Sobre a Canção Brasileira de Câmara da UFPE, sob coordenação de Luiz Kleber.

A ideia é divulgar a canção de câmara, em vernáculo, de compositores nacionais, apresentando ao público o rico material produzido do século XIX aos dias de hoje. Em 2016, o grupo apresentou seu primeiro recital, La Chanson Brésilienne, no Les Café des Arts, em Grenoble, na França. Para a série “Relicários: Memórias do Som”, foi preparado um repertório que apresenta um painel de canções sobre textos de importantes poetas brasileiros e três peças para piano solo, refletindo a riqueza cultural de nosso país.

Os integrantes do grupo são bacharéis em Música e vêm desenvolvendo um expressivo trabalho de pesquisa e divulgação da música de concerto em Pernambuco, já tendo participado como solistas de óperas, oratórios, concertos, cantatas e recitais com maestros da cena regional, como Flávio Medeiros, Maria Aida Barroso, José Renato Accioly, Sergio Dias, Osman Gioia, Dierson Torres, entre outros. São professores de instituições como a UFPE, a Escola Técnica Estadual de Criatividade Musical e a Escola BL Music, além de participarem de grupos vocais como o Contracantos.

Já o pianista Bruno Mota, além das suas atividades como professor e concertista, obteve por três vezes o Prêmio de Melhor Intérprete de Música Brasileira (2001, 2005, 2007) e o 1º lugar (2007) do Torneio de Piano realizado pelo Conservatório Pernambucano de Música. Em 2014, foi finalista no Concurso Villa-Lobos, realizado em Vitória do Espírito Santo.

Os concertos têm duração de uma hora e apresentarão peças para diferentes formações instrumentais, abrangendo as diversas famílias de instrumentos: cordas friccionadas, cordas percutidas, cordas pinçadas, sopros (madeiras e metais), voz, teclas e percussão. Todos os grupos e músicos foram selecionados por sua reconhecida atuação no meio cultural brasileiro, em trabalhos de performance, pesquisa interpretativa e/ou musicológica, sendo a maioria dos artistas professores, alunos e ex-alunos do Departamento de Música da UFPE.

 

Programa

César Guerra-Peixe (1914–1993)
Ê Boi (Palavras de Célio Rocha, pseudônimo do autor)
Vou-me embora pra Pasárgada (poesia de Manoel Bandeira)

Claudio Santoro (1919–1989)
Amor em Lágrimas (poema de Vinícius de Moraes)

Heitor Villa-Lobos (1887–1959)
Melodia Sentimental (poema de Dora Vasconcellos)
Impressões Seresteiras (Ciclo brasileiro nº 2.)

Alberto Nepomuceno (1905–1995)
A Jangada (poema de Juvenal Galeno)

Edino Krieger (1928)
Desafio (poema de Manoel Bandeira)

Júlio Braga (1918–1993)
Improvisação

Francisco Mignone (1897–1986)
Canto de Negros (poema de Sylvia Autuori)

Heckel Tavares (1896–1969)
Banzo (poema de Murilo Araújo)

Francisco Mignone (1897–1986)
Congada
Dona Janaína (poema de Manuel Bandeira)
Quizomba (do Maracatu do Chico Rei)

 

 

Data da última modificação: 31/10/2018, 18:10