Destaques Destaques

Reforma do Departamento de Comunicação Social da UFPE será inaugurada no próximo dia 24

O investimento nas salas e nos laboratórios foi de R$ 795.455,72

As obras do Departamento de Comunicação Social (DCOM) do Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE, no Campus Recife, serão oficialmente inauguradas, no dia 24 deste mês, às 11h. As reformas beneficiam aproximadamente 700 alunos de graduação dos cursos de Jornalismo, Rádio, TV e Internet, Cinema e Publicidade e Propaganda.

Foto: Fabson Gabriel

Serão beneficiados alunos de quatro cursos do CAC

Todas as salas de aula do DCOM (oito, no total), o Laboratório de Jornalismo e o Laboratório de Fotografia (Labfoto) foram reformados. As melhorias incluem paredes com isolamento acústico, troca de telhado, troca de toda a parte elétrica e de refrigeração, além de pintura e forro. O investimento nas salas e nos laboratórios foi de R$ 795.455,72.

Já o Laboratório de Imagem e Som (LIS) passou por expansão, incorporando o espaço da antiga sala 17, equivalente a 97 m², para onde serão transferidas toda a parte técnico-administrativa e o almoxarifado. Lá também está sendo instalada uma sala multiuso equipada com 12 computadores iMacs para edição de áudio e vídeo – os computadores já haviam sido adquiridos com recursos de editais e estavam parcialmente em uso. As obras no LIS tiveram investimento de R$ 217.115,39.

De acordo com a coordenadora do LIS, professora Yvana Fechine, espera-se a liberação de novos recursos para conclusão da reforma desse laboratório, que prevê a ampliação do estúdio de gravação e edição de áudio, qualificação do estúdio de gravação de vídeo, além de novas cabines de edição. A transferência da parte técnico-administrativa para a área nova vai abrir espaço à expansão dos estúdios e das cabines de edição.

A remodelação da infraestrutura do departamento beneficia o desenvolvimento das atividades acadêmicas, particularmente, as de áudio e vídeo. “As aulas utilizam bastante os recursos audiovisuais. Antes da reforma, não havia isolamento acústico nem de luz para projeção audiovisual. Agora temos condições mais adequadas para isso”, explica o chefe do DCOM, professor Francisco Lacerda. Ele também destaca o conforto dos alunos e dos professores como um importante ganho no processo de captação do conhecimento.

As salas de aula já estão em uso, deste o último dia 13, quando começou o semestre letivo 2018.2. O Laboratório de Jornalismo, o Labfoto e o LIS devem entrar em uso, até o final da próxima semana, com a instalação dos equipamentos.

Data da última modificação: 20/08/2018, 13:35