Destaques Destaques

Voltar

Rádio Universitária é homenageada pela Câmara do Recife pelo incentivo à divulgação da cultura

UFPE participa da celebração do Dia do Frevo na Casa de José Mariano

A Rádio Universitária FM foi homenageada ontem (23) pela Comissão Especial do Carnaval da Câmara de Vereadores do Recife pelo incentivo à divulgação da cultura recifense. A homenagem aconteceu na solenidade de comemoração dos dez anos do reconhecimento do frevo como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, no Plenário da Câmara. O evento foi promovido pela Comissão Especial sobre a Retomada do Carnaval, São João e demais Grandes Eventos do Recife, presidida pelo vereador Marco Aurélio Filho, e conduzido pelo presidente da Casa, vereador Romerinho Jatobá.

Foto: Divulgação / Câmara Municipal do Recife

Solenidade comemorou dez anos do frevo como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade

No total, foram homenageados 52 nomes que levam o frevo aos quatro cantos, dentre artistas, agremiações, personalidades, outras emissoras de rádio e instituições, como por exemplo as Rádios Folha e Frei Caneca; a Escola de Frevo do Recife; o Galo da Madrugada; os cantores Ed Carlos, Nena Queiroga, Marrom Brasileiro e Gustavo Travassos; os maestros Formiga (Ademir de Araújo), Duda, Forró e Edson Rodrigues, entre outros.  

O reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alfredo Gomes, compôs a mesa do evento, representando o Núcleo de TV e Rádios Universitárias (NTVRU). "A cultura precisa estar na pauta cotidiana das grandes e importantes instituições da cidade, como a Câmara de Vereadores e a UFPE. Precisamos batalhar para colocar o frevo numa perspectiva de disputa com os outros ritmos musicais também nos períodos não carnavalescos", disse o reitor, destacando que o NTVRU faz isso diariamente através dos programas “O tema é frevo” e “Frevo: Patrimônio Cultural da Humanidade”. Ambos cumprem a lei municipal n° 17.861, que institui o "Momento do Frevo" nas rádios da capital, diariamente. Eles são apresentados pelo radialista aposentado Hugo Martins, na Rádio Universitária FM, há respectivamente 50 anos e 10 anos. Ele também esteve presente na homenagem, junto com Sílvio Gleisson, diretor do NTVRU, e Sofia Costa Rêgo, superintendente de Comunicação da UFPE.


Radialista Hugo Martins, de máscara azul marinho, recebeu homenagem

O vereador Marco Aurélio Filho citou momentos importantes de decisões sobre o carnaval diante da pandemia e ressaltou o compromisso da Câmara de Vereadores com o frevo. “O frevo é oportunidade, é inclusão. É compromisso dessa Casa Legislativa caminharmos juntos e construirmos políticas públicas relacionadas a esse ritmo que é o maior símbolo dos recifenses. O frevo nos une, nos agrega”.

Depois das falas dos componentes da mesa da solenidade, foram chamados os 52 homenageados indicados pelos vereadores da Casa de José Mariano. A celebração foi encerrada com apresentação do Maestro Spock e do aluno da Escola de Frevo do Recife Matheus Pimentel, acompanhados de vários músicos e artistas. Confira a lista de homenageados.

Data da última modificação: 24/02/2022, 18:37