Destaques Destaques

Voltar

Rádio Cordel traz programas sobre as festas juninas em tempo de pandemia

Podcast exibe edições com crônicas, reportagens e entrevistas para mostrar como fica o São João de Caruaru em tempo de quarentena

As edições especiais da “Rádio Cordel UFPE: na frequência do Agreste”, produzidas em um contexto de pandemia da Covid-19 desde março, entram em uma nova fase. Em junho, esse projeto de extensão, desenvolvido pelo curso de Comunicação Social do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em Caruaru, veicula programas para rádio e podcast sobre as festas juninas em tempos de distanciamento físico. A partir de terça-feira (2), exibe edições com crônicas, reportagens e entrevistas para mostrar como fica o São João de Caruaru em tempo de quarentena.

Sem a tradicional festa de rua, que transformou Caruaru na Capital do Forró, professores e alunos do curso de Comunicação Social estão realizando uma série de programas, veiculados às terças e sextas-feiras, para apresentar que a cultura dos festejos juninos continua forte, mesmo sem as aglomerações das pessoas na cidade e no campo. Às terças, programetes de até cinco minutos relembram a magia da época por meio das Crônicas Cantadas do País do São João, histórias autorais de alunos daquele curso, premiadas nacionalmente pela Intercom, Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, a mais prestigiada entidade do campo da comunicação do País.

Durante as sextas-feiras de junho, programas de 20 minutos são compartilhados para estimular a memória afetiva do ciclo junino com suas cores, cheiros, sons e sabores. Os dois primeiros programas recordam a festa dos anos 90 com o resgate de músicas e costumes daquela fase. Já os dois programas restantes focam no contexto atual, o da reinvenção da festa diante do impedimento da realização de grandes eventos e, consequentemente, de aglomerações para evitar a disseminação do novo coronavírus, que originou a maior crise sanitária do planeta desde a II Guerra Mundial.

O projeto Rádio Cordel faz parte das ações do grupo de mídias sonoras do Núcleo de Design e Comunicação, do CAA, orientadas e supervisionadas pelas professoras do curso de Comunicação Social Sheila Borges e Giovana Mesquita, que envolve, neste período de pandemia, 20 alunos. Todos trabalham de casa desde que as aulas presenciais foram suspensas em respeito à orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS). O projeto é desenvolvido desde 2018 com a produção de programas quinzenais, envolvendo quadros de informação e entretenimento sobre o CAA.

Diante deste novo cenário, a Cordel decidiu elaborar edições especiais. Entre março e maio, produziu 24 programas com reportagens e dicas para responder à pergunta: como sobreviver ao distanciamento social? Com episódios inéditos de até 10 minutos, veiculados três vezes por semana, abordou diversos temas, como trabalhar na quarentena, passar o distanciamento longe de casa e a produção de máscaras de proteção para doação. Todos os episódios do projeto estão no Spotify Rádio Cordel, no Instagram @radiocordel, no Facebook da Aveloz, agência experimental de comunicação, e no site da Rádio Cordel.  Ele também é veiculado em rádios públicas, educativas e comunitárias.

Data da última modificação: 28/05/2020, 17:37