Destaques Destaques

Voltar

Quarteto Mucambo faz pré-lançamento do CD em setembro na UFPE

Evento ocorrerá dentro da Semana de Letras da UFPE, no Auditório Evaldo Coutinho, no dia 13

O Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE recebe o evento de pré-lançamento do CD “Mucambo: música contemporânea para quarteto de cordas”, que ocorrerá dentro da Semana de Letras da UFPE, no Auditório Evaldo Coutinho, no dia 13 de setembro, às 14h. A programação inclui uma mesa-redonda e uma abertura com o Coral Ressoar, do Hospital do Câncer de Pernambuco, a quem se destinará todo o alimento não perecível arrecadado tanto no pré-lançamento quanto no evento de lançamento oficial, na Livraria Cultura do Shopping RioMar, no dia 20 de setembro, às 19h30.

Foto: Divulgação

Quarteto é formado por Paula Bujes, Susan Hagar, Sávio Santoro e Pedro Huff

O projeto cultural consiste na gravação de dez obras inéditas e exclusivas para quarteto de cordas, compostas especialmente para o Mucambo. Integram o projeto os compositores Ricardo Brafman, Nelson Almeida, Paulo Lima, Mateus Alves, Ivanubis, Nilson Lopes, Mauro Maibrada, Paulo Arruda, Victor Luiz e a compositora Syrlane Moura. Todos os compositores residem e/ou atuam profissionalmente na capital pernambucana ou em seu entorno, com a exceção da recifense Syrlane Moura, radicada nos Estados Unidos e única compositora do Mucambo. Todos são professores ou ex-alunos do curso de Música da UFPE.

O quarteto é formado pelos professores Paula Bujes (violino), Susan Hagar (violino), Sávio Santoro (viola) e Pedro Huff (cello). “Para além desta proposta inicial, o nosso objetivo é transformar o Mucambo num organismo vivo que represente a escola de compositores de música de concerto de nossa cidade e estado, incentivando a produção, a pesquisa, a interação com a música popular e uma maior presença de compositoras no campo da música erudita contemporânea de Pernambuco”, explica o produtor executivo e diretor musical do Projeto Mucambo, Manassés Bispo.

Segundo o coordenador-geral do projeto, Victor Luiz, a proposta do Mucambo é apresentar uma fotografia da geração contemporânea de compositores pernambucanos e daqueles que aqui também firmaram morada, além de incentivar maior presença de mulheres no campo da composição erudita. “Mucambo é resistência: da morada quilombola, da casa de barro do homem do Sertão às palafitas do homem do mangue, é construção inacabada, contínua e mútua que rodeia a cidade grande; por isso escolhemos o ‘mucambo’ como símbolo do nosso projeto”, detalha Victor, um dos idealizadores do projeto.

Mais informações
Mucambo

mucambo.producao@gmail.com

Data da última modificação: 23/08/2018, 12:22