Destaques Destaques

Voltar

Projeto No Bairro Tem! une consumidores e comerciantes durante o período de distanciamento social

Realizado de forma colaborativa, o projeto já conta com mais de 500 cadastrados e será aberto ao público para consulta amanhã (31)

Conectar consumidores e comerciantes durante o distanciamento social, realizado para evitar a propagação rápida do coronavírus, é o objetivo da plataforma No Bairro Tem!, criada por professores e estudantes do Departamento de Ciência da Informação (DCI) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Realizado de forma colaborativa, o projeto, idealizado pelo professor Fábio Mascarenhas e pelo estudante de Gestão da Informação e desenvolvedor Reginaldo Silva, já conta com mais de 500 cadastrados e será aberto ao público para consulta amanhã (31). Interessados em vender seus produtos e serviços também podem continuar se cadastrando gratuitamente, em fluxo contínuo.

Cobrindo a Região Metropolitana do Recife, o objetivo do site é centralizar em um só lugar informações que estavam sendo divulgadas nas redes sociais, mas se encontravam dispersas. A elaboração do banco de dados começou na semana passada, com um cadastro inicial feito pela própria equipe, mas logo surgiu uma grande demanda espontânea. De acordo com Mascarenhas, o foco inicial era em pequenos comércios de bairro – como hortifrútis, açougues e lanchonetes – mas a oferta passou a incluir também serviços profissionais, que vão de chaveiros a psicólogos. “Nossa ideia é pensar em alternativas para esse momento, principalmente para os mais vulneráveis”, explicou.

O No Bairro Tem! chega para auxiliar, por meio das tecnologias de informação, o relacionamento entre pequenos negócios e clientes. Embora existam outras ferramentas populares para conectar esses dois grupos, o site se diferencia por ser totalmente gratuito e colaborativo. Sabendo que nem todo segmento comercial está nos aplicativos de inserção global (como boa parte dos comerciantes e prestadores de serviços de bairro, como mercearias, pequenas farmácias, padarias de pequeno porte, entrega de gás, jardineiros, dentre outros), o projeto visa divulgar esses negócios sem cobrança de mensalidades e taxas, para mantê-los funcionando e evitar, assim, a circulação de pessoas nas ruas. 

Data da última modificação: 30/03/2020, 16:37