Destaques Destaques

Voltar

Projeto Moderno Popular irá discutir o Movimento Manguebeat no CAA

Evento terá palestras, apresentações musicais e lançamento de livros

A última edição do projeto de extensão O Moderno Popular no ano irá acontecer amanhã (29), a partir das 9h, no Armazém Criatividade, em Caruaru. O projeto é coordenador pela professora Fabiana Moraes, do Núcleo de Design e Comunicação do Centro Acadêmico do Agreste (CAA). Com o tema “Estudando o Mangue”, o evento contará com o lançamento do livro “Canções Iluminadas Pelo Sol”, obra do escritor e pesquisador Carlos Gomes, além de um show-palestra com a participação do músico Helder Vasconcelos. A entrada é gratuita.

A pesquisa sobre o movimento manguebeat e o tropicalismo foi tema da dissertação de mestrado de Carlos, que buscou estudar como os dois movimentos causaram uma “quebra” musical no cenário artístico brasileiro. A “quebra”, na verdade, é a união: ambos os movimentos juntaram elementos tradicionais da música brasileira com novas tendências mundiais. O interesse da pesquisa surgiu com a apreciação das músicas tropicalistas, ainda na adolescência do autor, e a percepção de críticas sociais e culturais nas letras dos artistas e com o surgimento do manguebeat, anos depois, o autor viu a mesma criticidade se repetir. Foi por causa dessa curiosidade sobre a crítica social dentro dos dois movimentos que surgiu a pesquisa, desenvolvida a partir do estudo das letras das canções. Além de jornalista, Carlos Gomes também é fundador e editor-chefe do site “Outros Críticos”, em funcionamento há dez anos, em parceria com a designer Fernanda Maia.

Helder Vasconcelos, que nasceu em Garanhuns, mas cresceu em Caruaru, é músico, ator, dançarino e também um dos criadores do grupo musical Mestre Ambrósio. Ele dedica sua vida a propagação e criação da cultura pernambucana. O artista participou de vários movimentos artísticos e também foi criador do Boi Marinho, que mistura elementos do bumba meu boi com o Cavalo Marinho, dos espetáculos “Espiral Brinquedo Meu”, premiado no Festival Janeiro de Grandes Espetáculos em 2009, e “Por Si Só”. Também atuou no filme “Baile Perfumado”. O artista contribuirá com sua vivência para o debate no evento.

O projeto O Moderno Popular discute através da literatura, design, cinema, música e dança a justaposição entre tradicional/regional e moderno/global. O projeto já contou a coma presença de nomes como os cineastas Gabriel Mascaro, Vincent Carelli, a escritora Maria de Lourdes, a pesquisadora Maria Alice Amorim, o poeta Miró e o artista do maracatu Mestre Anderson.

Mais informações
Professora Fabiana Moraes 
Coordenadora do projeto O Moderno Popular

fabimoraes@gmail.com

Data da última modificação: 28/11/2018, 14:05