Destaques Destaques

Voltar

Projeto Dois V, de alunos e alunas da UFPE, vence competição nacional SebraeLab

Plataforma vencedora possibilita o compartilhamento de materiais por meio de aluguel

Equipe formada por alunos e alunas da UFPE conquistou ontem (14) o primeiro lugar no Desafio SebraeLab, competição que reuniu 133 grupos de todo o país para propor soluções a problemas relacionados com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável 2020-2030, estabelecidos pela ONU. Para combater a “cultura de consumo excessiva da sociedade moderna”, Andrew Santos e Marcos Fernandes, graduandos em Gestão da Informação; Darline Cabral, graduanda em Design e Pollyana Andrade, mestranda em Ensino de Ciências e Matemática, projetaram uma plataforma, chamada DoisV, que possibilita o compartilhamento de materiais por meio de aluguel.

A ideia vencedora, segundo Pollyana, surgiu no ano passado, durante as aulas do Projetão UFPE, sob orientação do professor e coordenador da graduação em Gestão da Informação, Silvio de Paula. E como proposta de valores inerente à iniciativa, os estudantes apontam o incentivo à economia colaborativa, a partir do aluguel de objetos acumulados sem uso imediato, gerando uma nova fonte de renda; qualidade de vida; sustentabilidade e consumo consciente. O DoisV prevê fonte de recursos a partir de pacotes de uso e garantia, parcerias pagas (empresas), taxas percentuais nos aluguéis e venda de publicidade.

DESAFIO – Para Marcos Fernandes e Darline Cabral, o desafio de terem trabalhado durante esse momento de pandemia trouxe dificuldade e alento. “Trabalhar em equipe é sempre difícil e se torna ainda mais quando não conseguimos ter um contato mais próximo; mas nós conseguimos ficar bem focados no projeto, atendemos a todos os prazos e fomos felizes no resultado”, afirma Marcos. Darline aponta que “participar de um projeto desse nessa situação nos ajudou a sentir que estamos contribuindo de alguma forma; estamos em casa mas podemos ser útil, o que foi muito importante pra gente”.

De acordo com Andrew Santos, “apesar do momento pandêmico que estamos vivendo, em que tivemos que manter o distanciamento social, a nossa boa sintonia e interação possibilitou trilharmos o caminho que nos levou a vitória”. Ele, que atribui a conquista a todos os membros da DoisV, frisa que “não pode deixar de mencionar o público que acreditou no nosso trabalho e colaborou, tanto torcendo como assistindo nossa apresentação bem como votando no nosso projeto”. E, adianta Pollyana, “esse resultado representa uma visibilidade ao nosso projeto; já tivemos bons feedbacks o que pode ajudar a lançarmos o projeto em breve no mercado”.

Mentor do grupo no Projetão 2019.2, que é disciplina na qual os estudantes são incentivados a experimentarem o cotidiano da criação de uma empresa inovadora na área de tecnologia, o professor Silvio de Paula também foi o incentivador dos estudantes a se inscreverem no Desafio SebraeLab. “Na jornada da competição o grupo foi conduzido por uma trilha de aprendizagem que permitiu insights a partir da experiência prática que o Sebrae desenvolveu; a expectativa agora é que o grupo consiga incubar e acelerar a DoisV, lançando o serviço para a comunidade”, afirma. Durante a competição os estudantes foram orientados por Ingo Porto, consultor sênior e líder executivo da Grite Soluções.

Data da última modificação: 15/05/2020, 16:20