Destaques Destaques

Voltar

Projeto de extensão reflete sobre a gravura contemporânea em livro, mostra e oficinas

O lançamento do livro acontece amanhã (23), às 14h no Ateliê 1 do Departamento de Teoria da Arte, no Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE

Linguagem que carrega séculos de história e formas de expressão, a gravura é a força-motora do projeto de extensão “Múltiplos – Experiências com Gravuras”, coordenado pela professora Ana Lisboa, do Departamento de Teoria da Arte e Expressão Artística. Ele surgiu com o objetivo de oferecer aos alunos uma experiência mais próxima com essa técnica, evidenciando o caráter experimental dos seus formatos. Contemplado pelo Edital UFPE de Apoio à Pesquisa em Criação Artística 2017/2018, o projeto apresenta seus processos e alguns resultados através do lançamento de um livro e uma exposição, ambos, amanhã (23). O lançamento do livro acontece às 14h no Ateliê 1 do Departamento de Teoria da Arte, no Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE.

Foto: Divulgação

Painel do CAC recebe trabalhos dos alunos

O livro, que leva o nome do projeto, documenta e disserta sobre uma exposição anterior, intitulada “Sulcos e Relevo III”, montada no Instituto de Arte Contemporânea (IAC) da UFPE no período entre março e abril do ano passado. A exposição homenageou o professor e psicanalista Zeferino Rocha, falecido em 2016 e a obra, que sai pela Editora UFPE, reúne textos sobre a mostra e os trabalhos que foram apresentados.

Já às 16h, também no Ateliê 1, acontece a abertura da nova exposição do projeto, com trabalhos inspirados no livro “Mulheres que correm com os lobos”, da escritora e psicanalista americana Clarissa Pinkola Estés. A mostra revela a pluralidade criativa dos alunos das disciplinas de Gravura A, B e Laboratório de Gravura, através das técnicas tradicionais (xilogravura, linoleogravura, cologravura, calcogravura e monotipia) que vão do figurativo ao abstrato.

Além da exposição montada no Ateliê 1, o painel do CAC foi tomado por uma homenagem ao artista plástico paraibano Antônio Dias, falecido no mês de agosto. “A ideia de dedicar esse painel a Dias vem de homenagear pessoas que levantaram a bandeira por um mundo menos inumano. E trabalha a ideia de ‘múltiplos’, como sugere o projeto, através de um conjunto de imagens que viram um só. Ao longo da mostra, novos trabalhos serão absorvidos”, explica Ana Lisboa.

OFICINAS – As alunas Flávia Santana e Conceição Guimarães ministrarão duas oficinas gratuitas de gravura, na quarta-feira (24). Serão duas turmas, cada uma com 15 vagas: uma das 8h às 11h e outra das 14h às 17h. Inscrições através da coordenação do curso de Artes Visuais.

Data da última modificação: 22/10/2018, 14:41