Destaques Destaques

Professores e estudantes da UFPE oferecem oficinas on-line para comunicadores populares

As oficinas são parte das ações do Observatório da Covid-19 da UFPE e ocorrerão quinzenalmente, aos sábados

Com informações do site Brasil de Fato Pernambuco

A partir do dia 25 deste mês tem início o “Ciclo de Oficinas para Comunicadores Populares” no canal do Brasil de Fato Pernambuco no YouTube. As oficinas são parte das ações do Observatório da Covid-19 da UFPE e ocorrerão quinzenalmente, sempre aos sábados, a partir das 14h. Nas oficinas que compõem o Ciclo, serão apresentados procedimentos e ferramentas de produção de conteúdos que vão auxiliar a elaboração de material informativo em torno da pandemia da Covid-19 destinado a espaços populares e periféricos.

As oficinas estão associadas ao “Curso de Capacitação em Comunicacão Popular e Redes Sociais” organizado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (Campus Garanhuns) e pelo Brasil de Fato Pernambuco dentro do Projeto Mãos Solidárias, do qual a UFPE é parceira. As oficinas que compõem o curso serão ministradas por professores, estudantes e egressos do Departamento de Comunicação da UFPE.

O Ciclo de Oficinas para Comunicadores Populares é também parte das iniciativas dos projetos “Rádio Universitária Paulo Freire Especial Coronavírus” e “Observatório de Mídias de Conteúdos Informativos sobre Covid-19”, apoiados, respectivamente, pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) e pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi).

Programa de Atividades

Oficineiro/a

Técnica de Produção: a pauta

Adriana Santana

Professora dos cursos de Jornalismo e Rádio, TV e Internet do Departamento de Comunicação da UFPE. Coordenadora e apresentadora do programa Fora da Curva.

Ferramentas de edição e gravação em áudio

Ivson Henrique Gomes

Radialista formado no curso de Rádio, TV e Internet da UFPE.

Cofundador do Coletivo Obirin, um espaço de representatividade negra na comunicação.

Produção de podcasts

Bruno Nogueira

Professor dos cursos de Jornalismo e coordenador do curso de Rádio, TV e Internet do Departamento de Comunicação da UFPE. Coordenador e apresentador do programa Fora da Curva.

Técnicas de produção: linguagem e estilo nas linguagens sonoras

Ana Maria Veloso

Professora dos cursos de Jornalismo e de Rádio, TV e Internet do Departamento de Comunicação da UFPE. Coordenadora e apresentadora do programa Fora da Curva. Coordenadora de programação da Rádio Paulo Freire.

Caracterização das plataformas digitais e uso para difusão de fake News

Ivo Henrique Dantas

Doutor em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE. Formado em Jornalismo pela Unicap e em Marketing pela FGV/PE. Pesquisador do Projeto Coronavírus em Xeque

Ferramenta de edição de vídeo

Alice Gouveia

Professora do curso de Cinema do Departamento de Comunicação da UFPE. Diretora de audiovisual e finalizadora.

Ferramentas de produção de cards e banner

Ana Sophia Ramos

Estudante de Publicidade e Propaganda/DCOM/UFPE. Designer. Atua como diretora de arte do projeto “Rádio Paulo Freire Especial Coronavírus”.

Data da última modificação: 29/07/2020, 18:01