Destaques Destaques

Voltar

Professor Lourival Holanda é empossado como novo presidente da Academia Pernambucana de Letras (APL)

Titular do Departamento de Letras explicou que uma das metas da nova gestão é se aproximar dos jovens escritores

O professor Lourival Holanda, docente titular do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco, (UFPE), é o novo presidente da Academia Pernambucana de Letras (APL). Empossada ontem (26) e eleita para o biênio 2022/2024, a nova diretoria conta ainda com Luzilá Gonçalves (1ª vice-presidente), José Mário Rodrigues (2º vice-presidente), Cícero Belmar (secretário-geral), Dirceu Rabelo (1º secretário), Lourdes Sarmento (1º secretário) e Anna Maria de Lyra César (tesoureiro).

Nascido em Bodocó, no sertão do Araripe, em 1950, Holanda é autor dos livros “Fato e fábula” (1999), “Sob o signo do silêncio” (1992) e “Realidade inominada (2019)”, dentre outros. O novo presidente ocupa a cadeira de número 4 da APL desde 2016. É graduado em Filosofia pela Université Paris 8 - Vincennes-Saint-Denis e mestre e doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (USP).

Holanda, foi diretor da Editora UFPE, explicou que uma das metas da nova gestão é se aproximar dos jovens escritores. “Nosso projeto é inovar. Faz parte do propósito da Casa acolher o que se produz, celebrar, transmitir e incentivar a nova criação. Pretendemos desenvolver projetos que, além de celebrar a memória da Casa, aproximem toda essa juventude que está produzindo literatura e arte em nosso Estado”, afirmou o professor, em depoimento à APL.

Data da última modificação: 27/01/2022, 17:10