Destaques Destaques

Voltar

Professor da UFPE defende maior divulgação do pensamento científico

O biólogo, professor e divulgador científico Wendel Pontes participa do programa InterD - música e conhecimento, veiculado pela Universitária FM

“A ciência é mais do que um corpo de conhecimento, é um modo de pensar”. O astrofísico e divulgador científico Carl Sagan, autor da frase, demonstrava, há mais de 25 anos, sua preocupação com o desconhecimento geral em relação ao pensamento científico e das consequências nefastas que isso acarretaria. Tal sentimento também vem inquietando o biólogo entomologista Wendel Pontes. O professor do Departamento de Zoologia da UFPE é o convidado de hoje (31) do programa InterD – música e conhecimento, veiculado às 20h, na Rádio Universitária FM.

Foto: Divulgação

Wendel Pontes atua no Departamento de Zoologia

Para Wendel Pontes, metodologia científica deveria ser uma das disciplinas mais cobradas em todas as graduações. “Ela é a base para o que você venha a fazer depois de terminar o curso, seja você um cientista ou não. O modo de pensar científico transcende graduações. Ele é, digamos assim, de utilidade pública”, defende.

A convite do também docente da UFPE Ulysses Albuquerque, Pontes escreveu o livro “O que você precisa saber sobre ciência para não passar vergonha” (Editora Nupeea). Ele mantém um blog no qual faz resenhas sobre livros de divulgação científica: o Ciência Books

Wendel Pontes já esteve na abertura da temporada 2021 do InterD, que agora apresenta uma versão estendida da entrevista original feita com o docente. Além do professor da UFPE, a edição de número 93 do InterD apresenta entrevista com a cantora Luna Vitrolira, que está lançando seu primeiro álbum, “Aquenda – o amor às vezes é isso”; depoimentos e músicas das bandas Otari e Graveola.

Apresentado pelo músico e jornalista AD Luna, o InterD – música e conhecimento também pode ser ouvido por meio do site InterD e nas principais plataformas digitais (Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music, Orelo, Spreaker, entre outras, cujos links estão disponíveis aqui. 

Data da última modificação: 31/03/2021, 17:01