Destaques Destaques

Pós de Comunicação promove minicurso “Montagens da História, Ficções da Memória”

Capacitação será ministrada pela professora Anita Leandro, da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ)

Anita Leandro produz documentários e ensina no curso de Cinema

Estão abertas as inscrições para o minicurso "Montagens da História, Ficções da Memória" que será ministrado pela professora Anita Leandro, da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ). O curso acontecerá nos dias 27 e 28 de março, das 9h às 12h, no miniauditório II do Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE. Ele faz parte da programação da II Jornada de Estudos do Documentário, evento organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e pelo Bacharelado em Cinema e Audiovisual da UFPE. Em breve, a programação completa do evento será divulgada.

Anita Leandro é documentarista e professora de Cinema da Escola de Comunicação da UFRJ. Sua pesquisa nos arquivos da ditadura deu origem ao filme “Retratos de identificação”, melhor documentário do Cachoeira.Doc 2015 e prêmio Arcoiris do Festival del Cinema Latino Americano de Trieste de 2015. Desde 2006, ela filma narrações de textos de Guimarães Rosa, feitas por jovens narradores do Sertão mineiro. Também já publicou vários textos sobre cinema.

O curso oferecerá uma reflexão sobre a montagem cinematográfica, em suas relações com as imagens de arquivo e com a fala viva. Serão abordados filmes situados entre o documentário e a ficção, realizados, em grande parte, na confrontação com documentos da história. Ele será gratuito e aberto ao público interno e externo da UFPE. As vagas são limitadas à lotação da sala.

A inscrição deverá ser feita através do formulário eletrônico disponível aqui. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail jornadadodocumentario@gmail.com.

Data da última modificação: 06/02/2019, 15:04